Um trágico acidente aéreo ocorreu na manhã desta terça-feira (2) em Santa Luzia, cidade localizada a 294 km de São Luís, no Maranhão. Um helicóptero caiu em uma fazenda, resultando na morte do piloto, José Rondinelle da Encarnação Rodrigues, de 43 anos. Rodrigues estava sozinho no momento do acidente.
As causas da queda ainda não foram esclarecidas. A Polícia Militar do Maranhão informou que o helicóptero estava realizando a aplicação de produtos agrícolas em uma lavoura pertencente ao Grupo Maratá. O local do acidente é descrito como uma área alagada e de difícil comunicação, com o tempo nublado no momento do acidente.
Equipes do Centro Tático Aéreo (CTA) e peritos do Instituto Médico Legal (IML) de São Luís foram deslocadas para o resgate, mas o piloto, natural de Miraguai (RS), não resistiu aos ferimentos. Seu corpo foi encaminhado para Imperatriz para a realização de perícia.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que a aeronave, de prefixo PT-YGI e fabricada em 1998, pertencia ao piloto e estava com sua operação para táxi aéreo negada. Além disso, o Certificado de Aeronavegabilidade do helicóptero estava suspenso e vencido desde agosto de 2020.