Drones estão sendo utilizados para auxiliar no patrulhamento policial em cidades da região Noroeste do Estado de São Paulo. De acordo com a Polícia Militar, a ideia é usar o equipamento como aliado na apuração de crimes, na prevenção de ocorrência, bem como na captura de criminosos.
Nessa quinta-feira (25), o equipamento foi utilizado em Ilha Solteira (SP). O reforço consiste na intensificação do policiamento nas entradas e saídas das cidades, bem como nas principais vias e áreas centrais e de comércio, com reforço nas equipes, incluindo efetivo administrativo e drones, que possibilitam a visão macro de toda a área, com resposta mais precisa.
De acordo com o CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior), com sede em Araçatuba (SP), o objetivo principal é reforçar a segurança e a sensação de segurança, inibindo o cometimento de crimes.
Para tanto, a corporação está se valendo, além dos policiais e viaturas, de novas ferramentas inteligentes, como os drones, equipamentos homologados pela ANATEL e ANAC, que reforçam e maximizam a eficiência do patrulhamento, ao permitir a visualização ampla da área patrulhada. Ainda de acordo com a PM, os equipamentos serão usados em outras cidades da região.