O cabo da Polícia Militar Evandro Gonçalves Pessoa, 42 anos, é pré-candidato a prefeito de Guararapes (SP), pelo Republicanos, mesmo partido do governador Tarcísio de Freitas. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (29), durante reunião na sede estadual do partido, em São Paulo.
Bolsonarista assumido e de extrema direita, o policial militar recebeu o convite do coordenador regional do Republicanos, Leandro Maffeis, que é prefeito de Birigui. A reunião que definiu seu nome para o pleito municipal em Guararapes contou com a presença do presidente estadual do partido, Roberto Carneiro.
Gonçalves foi candidato a prefeito de Guararapes em 2020 pelo PSL (Partido Social Liberal) e, em 2022, se candidatou a deputado estadual pelo PP (Progressistas).
No período de campanha, nas últimas eleições, o cabo da PM acabou tendo muito contato com o hoje governador Tarcísio de Freitas e afirma que seu padrinho político é o secretário estadual de Segurança Pública, Capitão Guilherme Derrite. “Também sou muito amigo do secretário de Agricultura, Guilherme Piai”, disse.
TRAJETÓRIA
Nascido em Douradina (PR), mudou-se ainda bebê para Guararapes com seus pais. É formado em Gestão Pública pela Unip e é também tecnólogo em segurança pública, pela escola da PM.
Em Guararapes, possui projeto socia com aulas gratuitas de artes marciais para crianças e adolescentes. Durante a pandemia, chegou a distribuir 1,2 marmitas por mês na cidade.
Seus planos para Guararapes são a geração de empregos, atração de empresas e investimento em saúde pública. “Com o apoio do governo do estado, abrem-se as portas, é mais fácil conseguir benefícios para o município”, acredita.
Caso sua candidatura evolua, Gonçalves, provavelmente, será o único PM da ativa da região a concorrer no pleito municipal deste ano.
Na PM há 15 anos, o cabo assinou um documento simbólico na reunião com líderes do partido, nessa segunda-feira. É que, como é policial militar, a filiação é diferente em relação a um civil.
Sua filiação só deverá ser feita pelo juiz eleitoral após o mês de julho, quando irá se afastar da PM para concorrer à Prefeitura, assim como ocorreu em 2020 e 2022.
Em caso de uma derrota na eleição, ele se desfilia do partido e volta para a Polícia Militar. Se ganhar a eleição, se aposenta proporcionalmente, de acordo com o tempo de atuação na PM. Esta prerrogativa é prevista para os que têm mais de 10 anos de Polícia. No caso de Evandro Gonçalves, são 15 anos.
OUTROS CANDIDATOS
Além de Gonçalves, o prefeito Alex Arruda (MDB) também irá concorrer ao pleito de 2024. Ele que foi vice de Tarek Dargham (já falecido) de 2017 a 2020, assumiu como vice também no ano seguinte. Após a morte de Tarek, em março de 2021, por Covid-19, Arruda tomou posse como prefeito.
Outro nome que deverá estar nas urnas em Guararapes este ano é o da comerciante Sofia Pardinho (Solidariedade). O ex-prefeito Dedê (PSDB) disse, em outras ocasiões que é pré-candidato, mas há quem duvide, porque ele ocupa cargo em comissão no governo do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
Além disso, Dedê faz parte do grupo de Sofia Pardinho, o que significa que a candidatura de um pode inviabilizar a do outro, a menos que façam uma composição.