Na manhã de terça-feira (23), um motorista foi sequestrado após um assalto na Rodovia Anchieta e forçado a fazer uma viagem de 130 km com um dos criminosos no colo. O caminhão roubado, que transportava uma carga avaliada em R$ 7,2 milhões, havia saído de Guarulhos (SP) com destino a Praia Grande, litoral paulista.
O assalto aconteceu por volta das 10 horas e envolveu mais de 20 criminosos armados. O motorista foi levado de Cubatão (SP) até Itariri, no Vale do Ribeira, onde permaneceu quase duas horas com os criminosos. Um dos bandidos fez a viagem sentado no colo da vítima, devido à lotação do caminhão.
A ação criminosa foi denunciada às autoridades, resultando na prisão de 17 suspeitos e na morte de três deles durante um confronto com a polícia. A Polícia Militar Rodoviária, com o apoio do Comando de Operações Especiais da PM (COE), surpreenderam os criminosos enquanto transferiam a carga roubada para outro veículo. Oito suspeitos foram presos no local, um deles baleado na perna, enquanto os demais conseguiram escapar.
Posteriormente, a Polícia Civil foi acionada para auxiliar nas operações de busca na região, o que resultou na prisão de mais quatro criminosos. À noite, em duas ações distintas, mais cinco suspeitos foram detidos, totalizando 17 capturados no desenrolar dos eventos.