O músico e radialista Geninho José Inácio, mais conhecido como Maranhão, morreu nesta terça-feira (9), aos 85 anos, na Santa Casa de Araçatuba (SP), onde estava internado desde a sexta-feira, dia 5 de janeiro.
Maranhão era diabético e precisou de atendimento médico ao sofrer de uma infecção intestinal e renal. Ao mesmo tempo, apresentou problema na vesícula e teve de passar por uma cirurgia para a retirada do órgão, na semana passada.
Natural de Monte Aprazível (SP), região de São José do Rio Preto (SP), ele veio para Araçatuba aos oito anos de idade, sozinho, em um caminhão carregado de algodão, pois tinha o sonho de ser artista e não queria trabalhar na roça.
Em Araçatuba, trabalhou como garçom e no comércio, depois ingressou no antigo frigorífico T. Maia, onde ficou por muitos anos. Foi também jogador de futebol amador.
Figura marcante na cultura
Maranhão foi figura marcante da cultura local, por meio da música caipira que compunha, tocava e divulgava em seus programas de rádio. Era comum vê-lo percorrendo as ruas de Araçatuba, onde era muito querido, para vender seus shows e patrocínios de programas de rádio.
“Ele deixou um legado artístico grande, era muito alegre e querido por todos”, afirma o filho Genésio José Inácio, 62 anos, consultor de transportes. Maranhão deixa mais de 80 músicas inéditas e seu sonho era ter uma delas gravada pela dupla Mato Grosso & Mathias.
Genésio lembra, ainda, que seu pai era amigo de grandes nomes do sertanejo raiz, que frequentavam a sua casa, como Tião Carreiro, Palmeirinha e Cacique e Pajé.
Homenagem
O amigo Nei Giron prestou uma homenagem ao músico e radialista em suas redes sociais. “Cumpriu de forma exemplar sua missão na terra e agora vai aos braços do Pai, em um merecido e justo descanso.
Viúvo, Maranhão deixa os filhos Geraldo, Geninho, Giselda, Gislaine, Genésio e Jhonatas, além de netos, genros e noras.
O corpo de Maranhão está sendo velado na capela da funerária Cardassi da avenida da Saudade. O sepultamento está previsto para as 9h desta quarta-feira (10), no Cemitério Jardim da Luz.