A aposentada araçatubense Maria do Socorro Florentino da Silva morreu nesse domingo (21), aos 66 anos de idade, na Santa Casa de Araçatuba, onde estava internada. Ela, que lutava contra um câncer, foi a primeira presidenta do diretório municipal do PT (Partido dos Trabalhadores) de Araçatuba, no início da década de 1980, em plena ditadura militar.
Socorro, como era conhecida pelos companheiros do partido, fez parte da vanguarda progressista da cidade, e participou ativamente da vida política do município, na organização de movimentos, e como candidata a vereadora, por diversas oportunidades.
Como militante, lutava contra a desigualdade social e participou ativamente de conselhos municipais. Sua última participação foi no Conselho Municipal do Idoso de Araçatuba, que integrou até o ano de 2022.
Socorro nasceu em 11 de dezembro de 1957, filha de Maria José de Freitas e João Florentino da Silva. Ela era viúva e não deixa filhos.
Sempre morou no Jussara, em Araçatuba, e era chamada também de “Socorro do Rondon”, por ter trabalhado vários anos no supermercado localizado naquele bairro, lembrou o amigo Damião Brito, que foi vizinho de Socorro.
O presidente do diretório municipal do PT em Araçatuba, advogado Fernando Zar, lamentou a morte da colega de partido e enalteceu sua trajetória.
“Em um tempo que na política mulheres tinham poucos espaços, Socorro se tornou a primeira presidenta do Diretório do PT de Araçatuba, no início da década de 80”, lembrou.
O diretório municipal do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) também manifestou pesar pela morte. “Manifestamos nossas condolências aos familiares. Maria do Socorro, presente hoje e sempre!”, publicou o presidente local sigla, professor Matheus Lemes.
O corpo da militante política está sendo velado na capela da funerária Cardassi da avenida da Saudade, até as 16h. O sepultamento está previsto para as 17h, no Cemitério Recanto de Paz.