Moradores do Concórdia, em Araçatuba (SP), que costumam fazer caminhadas pelas vias do bairro, levaram um susto no final da tarde de domingo (21), ao se depararem com uma cobra sucuri que descansava sobre um barranco, próximo a um condomínio residencial.
O vendedor Anderson Santos, que mora em um prédio próximo ao local, conta que caminhava pelo bairro, quando se deparou com o réptil esticado, tomando sol.
“A gente levou um susto, porque a sucuri estava em uma área onde tem muitas residências”, contou. “Ali tem pasto, mas também tem vias asfaltadas e várias casas”, observou.
O animal visto pelos moradores é adulto e pode atingir até 10 metros. Semelhante à jiboia, a sucuri não é peçonhenta, ou seja, não possui veneno.
SERPENTE CONSTRITORA
No entanto, é uma serpente constritora, ou seja, captura suas presas, se enrola nelas, estrangula e quebra os seus ossos, engolindo-as viva, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente de Araçatuba, o engenheiro florestal Lucas Savério Proto.
“É raro acidente com humanos, inclusive com pescadores que praticam a pesca subquática e sempre se deparam com esses animais”, afirmou Proto, ao detalhar que as sucuris têm atividade aquático-arborícola, ou seja, gostam da água e de árvores.
FAUNA PARA SE ALIMENTAR
O secretário de Meio Ambiente acredita que a cobra avistada pelos moradores estava naquele local devido à proximidade com a mata do antigo Country Club, onde há uma fauna com os animais que as sucuris costumam comer, como cachorro-do-mato, cotia, tamanduá-mirim, tamanduá-bandeira, além de pássaros.
Ele observa que não as cobras que estão se aproximando das áreas residenciais. “As casas é que estão perto delas. Os loteamentos de habitação se aproximaram do ecossistema delas”, defendeu.
CUIDADOS AO AVISTAR UM ANIMAL DA FAUNA SILVESTRE
Lucas Proto lembra que entrar em contato com animal da fauna silvestre é crime e, mesmo sendo dócil, pode ocasionar acidente.
A orientação é chamar o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Ambiental, que são os órgãos autorizados a fazer o manejo destes exemplares.
No caso da sucuri vista no Concórdia, os moradores agiram corretamente. Mantiveram distância e chamaram os bombeiros, que recolheram a serpente e a levaram para um lugar seguro, na natureza.