Mais de 60 escorpiões foram encontrados em uma residência localizada no bairro Verde Parque, em Araçatuba (SP), onde funcionários da Prefeitura realizam, desde essa segunda-feira (22), um arrastão para a retirada de toneladas de lixo acumuladas no local durante anos. Mais de 30 mil quilos de resíduos foram retirados e até esta quarta-feira (24) o volume deve chegar aos 70 mil quilos.
A ação, que envolveu a UVZ (Unidade de Vigilância em Zoonoses), Assistência Social, Vigilância Sanitária, Secretarias de Obras e de Segurança, começou na segunda pela manhã.
Nesta terça, foi retomada, mas havia tanto lixo no corredor da residência que os funcionários da Prefeitura passaram o dia desobstruindo o espaço com retroescavadeira para conseguir entrar na residência. O trabalho só deve ser concluído nesta quarta-feira (24), segundo o gerente de campo da UVZ (unidade de Vigilãncia em Zoonoses), Guilherme Santos.
Um oficial de Justiça acompanhou todo o trabalho, pois o manejo dos resíduos na residência foi determinado por uma decisão judicial.
Os moradores da casa, que são catadores de recicláveis, foram orientados a deixar o imóvel e estão na casa de parentes. Eles serão encaminhados para cuidados com a saúde física e psicológica.
O Conselho Tutelar também integra essa intervenção, pois foi constatado que pelo menos três crianças frequentavam o local. Ações específicas estão sendo implementadas para assegurar o bem-estar dessas crianças e garantir que recebam o suporte necessário, segundo a Prefeitura.
ACUMULAÇÃO COMPULSIVA
A suspeita é que os proprietários, um casal de idade avançada, ou pelo menos um dos membros, possam sofrer de transtorno de acumulação compulsiva.
Esta condição dificulta a capacidade de descartar ou se desfazer de objetos, levando ao acúmulo desordenado e à desorganização dos espaços de convívio. Entretando, devido à falta de histórico de atendimento na rede de saúde mental do município, ainda não é possível confirmar o diagnóstico.
No local, foram encontrados restos de comida, muitos quilos de alimentos vencidos, roupas já apodrecidas, sapatos, utensílios domésticos, garrafas, vasos de plantas, eletroeletrônicos danificados, sendo 10 geladeiras, além de três animais mortos, como um cachorro. Os resíduos foram levados ao aterro sanitário, para a destinação correta.
VIOLÊNCIA
Os moradores da casa ficaram violentos e chegaram a agredir uma integrante da Guarda Municipal com um soco. O casal foi levado para o plantão policial, onde seria registrado um Boletim de Ocorrência.
Os familiares ainda ameaçaram incendiar a UBS do Bairro Águas Claras. A Secretaria de Segurança irá enviar uma viatura para ficar na UBS e solicitará apoio da Polícia Militar devido às ameaças.