Feliz Ano Novo!
E junto ao novo ano chega o Janeiro Branco! Uma Campanha criada em 2013 por Psicólogos de Uberlândia, que tomou abrangência nacional em 2014 e tem por objetivo conscientizar a todos sobre a importância dos cuidados com a Saúde Mental.
Tendo em vista os autos e crescentes índices de adoecimento mental e emocional, e as consequências de tais adoecimentos, as campanhas são fundamentais para a busca dos cuidados necessários.
Uma dúvida comum que as pessoas costumam ter é sobre a diferença entre o Janeiro Branco e o Setembro Amarelo. O Setembro Amarelo é a Campanha de Prevenção ao Suicídio! Já o Janeiro Branco uma Campanha de conscientização sobre a importância dos cuidados com a Saúde Mental em geral. As duas se complementam e são importantíssimas.
Em abril de 2023, a Lei Federal Janeiro Branco foi publicada no Diário Oficial da União. A Lei 14.556/2023 (Lei Janeiro Branco) tem como proposta a realização de ações nacionais de conscientização sobre a Saúde Mental no mês de janeiro, como forma de promover uma cultura de cuidados e reduzir o estigma sobre as doenças psiquiátricas.
Em tempos de tanta desorganização emocional, de tanto impacto mental e tanto adoecimento, se faz urgente:
construir redes de apoio, não invalidar suas dores, não ignorar suas questões emocionais, não hesitar em buscar ajuda profissional, não negligenciar os sintomas que comparecem, repensar a forma como você tem conduzido sua vida, priorizar a sua saúde mental.
Hoje vemos quadros de depressão, ansiedade, burnout (esgotamento mental e físico), estresse crônico, depressão pós-parto, ideação suicída, transtornos alimentares, violência psicológica e tantos outros quadros; triplicando. E esses quadros atingem mulheres, homens, crianças, idosos, adolescentes, ou seja, todas as fases da vida humana.
Essa campanha existe para lembrar a todos nós que temos uma Saúde Mental e ela precisa de cuidados, ela é da nossa responsabilidade.
Sua Saúde Mental, sua Saúde Emocional está em prejuízo? Você está em um quadro de sofrimento emocional? Busque ajuda profissional e adequada.
Cuidado se dá com informação e orientação em qualquer morbidade, patologia ou doença. É pela via da informação, do conhecimento e da orientação que podemos buscar meios de evitar o adoecimento.
Lembre-se: também temos o CVV (centro de valorização da vida): ligue 188.
Janeiro Branco.
Por uma cultura de cuidados com a Saúde Mental.
Setembro Amarelo: de Setembro a Setembro.
(*) Eliane Cabral é psicóloga clínica, psicanalista e especialista em prevenção e pósvenção em suicídio