Na madrugada do último sábado (27), Maria de Lourdes de Macedo Ferreira, uma faxineira de 69 anos, enfrentou um ladrão que invadiu sua residência, na cidade de Ribeirão Preto (SP), protagonizando um ato de resistência que terminou com a prisão do agressor e a idosa salvando sua própria vida.
O incidente ocorreu quando Maria de Lourdes percebeu que alguém tentava entrar em sua casa pela janela da cozinha. Ao se aproximar do cômodo, ela tentou, sem sucesso, deter o ladrão, segurando a porta. “Ele falou assim: ‘Eu vou te matar. Não grita’. Ele empurrando a porta e eu só gritava. Não tinha mais outra reação”, relata a idosa à emissora EPTV, afiliada da Rede Globo. Em um momento de luta desesperada, ela encontrou-se no chão, lutando fisicamente contra o intruso.
Durante o confronto, Maria de Lourdes conseguiu pegar a faca que o ladrão portava, e com determinação, entortou a arma até quebrá-la. Este ato de coragem, no entanto, resultou em cortes em seus dedos. Além disso, a idosa sofreu socos no rosto e mordidas nos braços. “Quando eu consegui pegar a faca dele, eu fui entortando a faca dele até quebrar”, explicou.
A violência só cessou quando vizinhos, alertados pelos gritos de Maria, chamaram as autoridades, resultando na prisão do agressor, um homem de 34 anos, em flagrante por roubo. Apesar das agressões físicas, a fé de Maria de Lourdes permaneceu inabalável: “Não fui eu que lutei, foi Deus, que eu tenho muita confiança em Deus e hoje eu choro por estar viva. Eu não desejo isso para ninguém. Tive a sorte de sair com vida”.
Encaminhado ao CPJ de Ribeirão Preto, o caso foi registrado como roubo a residência.