Um criador de pássaros foi autuado em R$ 1,5 mil durante uma ação da Polícia Ambiental em Araçatuba, após denúncia de que ele estaria capturando pássaros nativos. O denunciante informo que o autor estaria com um veículo identificado como empresa de transporte.
Os policiais realizaram diligências na região do Jardim Etemp, zona de Araçatuba, mas não conseguiram localizar o suspeito. Em buscas de informações sobre a empresa de transporte informada pelo denunciante, a equipe chegou até o local do fato.
O morador, ao ser indagado sobre a posse de pássaros silvestres em cativeiro, alegou que é criador cadastrado e franqueou a entrada da equipe. Informou que a empresa em questão não lhe pertence, e os pássaros, ganhou de um amigo.
No local foi constatado entre os passeriformes anilhados, dois canários sem anilhas e o outro da mesma espécie anilhado sem estar no acervo faunístico. Ele foi autuado e os dois canários sem anilhas foram soltos na natureza. O pássaro anilhado ficou depositado temporariamente ao criador.