Uma venezuelana de 26 anos e uma peruana, de 20, moradoras em São Paulo, foram presas na tarde de sábado (13), em Penápolis (SP), a 53 quilômetros de Araçatuba, por furtarem produtos de uma loja de um shopping na cidade.
Segundo à polícia, uma delas foi detida por volta das 15h por um policial civil, que trabalha em Lavínia e estava em Penápolis escoltando presos para a cadeia. Quando passava pela rodovia Sargento Arnaldo Covolan, viu a peruana no sentido contrário e falando ao celular.
Mata
Pessoas sinalizaram para que o policial parasse. Ao fazer isso, foi informado por populares que a investigada havia furtado produtos de uma loja do shopping. Ele conseguiu encontrar a jovem, que estava em uma mata próxima.
Com ela, havia um estojo de maquiagem.
Em contato com o estabelecimento proprietário do produto, o policial civil soube que ela estava acompanhado por outra mulher, que tinha sido detida no estacionamento do shopping e também com mercadorias subtraídas.
Ambas foram levadas ao plantão policial para prestar esclarecimentos. Elas estavam sem documentos pessoais e, apesar de terem nacionalidade estrangeira, falam e entendem a língua portuguesa.
Oitiva
Acompanhada por uma advogada, as jovens foram ouvidas. A peruana comentou que há cerca de dois meses reside na capital paulista e que a comparsa havia-a chamado para acompanhá-la até Penápolis, mas que não sabia o que fariam.
Ela ainda contou que, desde sexta-feira (13), estavam em um hotel da cidade e, neste sábado, foram ao shopping, onde a amiga furtou alguns produtos. Por fim, alegou que correu por ter se assustado e, com isso, levou o estojo de maquiagem da loja que estava vendo.
Já a venezuelana permaneceu em silêncio e optou se manifestar em juízo. Após a conclusão do boletim de ocorrência, ambas foram encaminhadas para uma unidade prisional feminina da região, estando à disposição da Justiça. As mercadorias foram devolvidas ao estabelecimento. (Ivan Ambrósio – Jovem Pan Penápolis)