No ano de 2023, 1.525 pessoas foram picadas por escorpião em Araçatuba, o que equivale a uma média de 4,17 acidentes com aracnídeo por dia no município. O número é 6% maior em comparação com 2022, quando houve 1.436 acidentes, média diária de 3,93.
Uma das justificativas para o aumento no número de acidentes com escorpião são as altas temperaturas registradas nos últimos meses, com ondas de calor intensas, até mesmo durante o inverno, que favoreceram a proliferação destes animais.
Outro fator é o acúmulo de restos de materiais de construção e madeiras, que são locais propícios para o abrigo dos escorpiões.
Estatísticas
Em Araçatuba, o mês de outubro foi o que registrou o maior número de acidentes, com 198 pessoas picadas pelo aracnídeo, seguido de novembro, com 177 ocorrências, e agosto, com 152.
O ano de 2023 começou com 129 casos em janeiro e 134 em fevereiro. Em março, foram 123; abril, 96; maio, 120; junho, 86; julho, 125; setembro, 99; e dezembro, 86.
Uma das causas que aproxima os escorpiões da cidade, segundo o Instituto Butantan, é o fato de as áreas urbanas abrigarem muitas baratas, que são o alimento preferido desses aracnídeos.
Por isso a importância de manter quintais, jardins e demais terrenos limpos e, se possível, sem entulhos. Recomenda-se o fechamento correto dos sacos de lixo, instalação de telas tanto nos ralos de casa como nas janelas e inclusão de sacos de areia nas frestas das portas.
Busca Ativa
Em Araçatuba, os locais com acidentes ou em que o morador vê escorpião são mapeados e visitados pelos agentes de saúde, em um trabalho diferenciado, chamado busca ativa, onde o imóvel e seu entorno são vistoriados em busca de capturar estes animais.
A prefeitura pede para que os moradores recebam os agentes. O intuito da visitação é orientar a retirada de entulhos, galhos, madeira ou qualquer ponto que possa ser foco de proliferação ou surgimento de escorpião.
Em casos de extrema necessidade de manter estes materiais em casa, a orientação é fazer a troca de local semanalmente, tornando o local inseguro para os escorpiões.
Vistoriar sapatos, roupas e mochilas
Outra dica é vistoriar sapatos, roupas de cama e banho, mochilas, caixas de brinquedos e saídas de saneamento, além de manter as camas distantes de paredes.
Em caso de acidente com escorpião, deve-se buscar atendimento médico imediato, na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de casa, ou no pronto-socorro municipal.