O Carnaval de Araçatuba terá uma réplica de escola de samba, que será produzida com todos os seus elementos, como comissão de frente, porta-bandeira, passistas, ala infantil, das baianas e bateria, além de três carros alégoricos. A festa será no dia 10 de fevereiro, com desfile que irá sair da praça João Pessoa até a Praça Olímpica.
A decisão de inserir a réplica no Carnaval 2024 deve-se à dificuldade de recuperar as escolas de samba da cidade, conforme a secretária municipal de Cultura, Tieza Lemos Marques. A reprodução de uma agremiação da cultura popular do samba terá a organização da Assesa (Associação das Escolas de Samba de Araçatuba).
O tema da festa ainda não foi definido, mas deve sair nos próximos dias. A réplica de escola de samba sairá às 20h do dia 10 de fevereiro, um sábado, da praça João Pessoa. O desfile seguirá pela rua Armando Sales de Oliveira até a praça Olímpica, onde será feita a dispersão.
Os blocos que quiserem acompanhar a escola no desfile devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura. Após o desfile, terá baile de adultos na praça Olímpica, até as 22h, com duas bandas que irão tocar, preferencialmente, marchinhas, sambas-enredos e músicas do axé baiano.
Para o baile, os blocos estão liberados, sem necessidade de aviso prévio. Este ano, a Prefeitura não irá liberar subsídio para a confecção de fantasias ou camisetas para os blocos, como ocorreu no ano passado – os mais elaborados tiveram uma ajuda de R$ 8 mil pra participar do Carnaval do ano passado.
“Este ano ficou mais difícil, porque o Carnaval ficou bem próximo de janeiro, o que dificultou um pouco a organização, por causa do sistema de compras da Prefeitura, que após a virada do ano leva um tempo para se adequar e voltar a funcionar plenamente”, explicou a secretária.
MATINÊ
Antes do desfile e do baile de adultos, o Carnaval terá atrações para o público infantojuvenil, a partir das 15h, na praça João Pessoa. No local, vai ter atividades com palhaço, pintura facial e confecção de máscaras.
Às 16h, terá o cortejo dos blocos infantis, saindo também da praça João Pessoa e seguindo o mesmo trajeto, da Armando Sales de Oliveira até a praça Olímpica. A garotada será acompanhada de um trio elétrico.
Depois, das 16h às 18h, haverá a matinê, na praça Olímpica, com uma banda que irá tocar um repertório voltado para este público.
OFICINAS
No período que antecede o Carnaval, a Secretaria Municipal de Cultura vai realizar oficinas para crianças, contando a história da festa, que faz parte da cultura popular brasileira.
“Temos que preservar esta tradição, por isso vamos realizar as oficinas contando a história do Carnaval, seu significado, mostrar como era antes e como é hoje”.