O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou que a Secretaria Estadual de Saúde irá investir na construção de um hospital regional na região de Araçatuba e que, provavelmente, a unidade será erguida em Birigui (SP), município administrado pelo prefeito Leandro Maffeis, que é do mesmo partido que o mandatário do Estado.
O anúncio foi feito durante uma entrevista concedida nessa terça-feira (2) ao jornalista Rodrigo Bocardi, da Rede Globo. O governador justificou a escolha, afirmando que “ali nós temos uma falta de leitos”.
O secretário de Governo da Prefeitura de Birigui, Carlos Farias de Souza, disse que Freitas já tinha comunicado a administração sobre o projeto, em uma visita do prefeito e seu grupo ao Palácio dos Bandeirantes, no ano passado. “Já é um fato”, cravou.
Se confirmado o investimento, este será o segundo Hospital Regional do Estado na região de Araçatuba – o primeiro fica em Mirandópolis (SP), inaugurado em 1969.
Ao assumir, no ano passado, o atual governo apresentou o projeto de implantação de novos hospitais regionais no Estado com o objetivo de descentralizar os atendimentos para desafogar unidades de saúde de médio e pequeno porte.
Conforme o secretário de Governo de Birigui, ainda não está definido o local onde o hospital será instalado, tampouco o modelo, tamanho e estrutura que a unidade hospitalar terá. “Vamos discutir estas questões nos próximos meses, com as secretarias afins do governo”, afirmou Souza.
Para ele, a conquista é excelente para Birigui e região, porque irá contribuir muito para amenizar os problemas de atendimentos de saúde, além de impulsionar os cursos de medicina, com o aproveitamento dos alunos para residência médica, e a oferta de especialidades para a população”, ponderou.
Estrutura
Ainda não há informações de como será a estrutura do novo hospital que deverá ser instalado em Birigui nem se deverá seguir os moldes do já existente na região, no caso, em Mirandópolis, que é de média complexidade, inserido no SUS (Sistema Único de Saúde), e atua como referência para atendimento ambulatorial, cirúrgico e realização de exames.
Aquele complexo hospitalar possui ambulatório nas especialidades de bucomaxilo, ortopedia, cardiologia, otorrinolaringologia, urologia, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia. Oferece, ainda, serviços de exames de imagem e exames complementares como endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia, radiografia, tomografia computadorizada, mamografia e eletrocardiograma.
A unidade de Mirandópolis possui também pronto atendimento com clínico geral, pediatria, anestesia, cirurgia geral e, obstetrícia. A estrutura é formada por berçário, pediatria e enfermaria, além de central de material, centro cirúrgico e UTI.