O ator e músico araçatubense Otto Almeida, 31 anos, foi escolhido para viver o apresentador Gugu Liberato no longa-metragem Mamonas Assassinas – O Filme, que conta a trajetória da icônica banda dos anos 1990. Seria a sua estreia no cinema nacional, mas quis o destino (ou o acaso) que o artista acabasse ficando de fora da produção, mesmo tendo conseguido o mais difícil – ser aprovado no teste pelo exigente diretor Edson Spinello.
Tudo começou em fevereiro de 2023, quando Almeida estava em um almoço de família e recebeu a mensagem de uma amiga avisando do teste para o filme. A produção buscava atores que pudessem interpretar Gugu. Animado, o araçatubense lembrou-se de que uma outra amiga já tinha dito que ele parecia o apresentador e decidiu participar da seleção.
O primeiro passo foi tirar a barba, fazer umas fotos, gravar um vídeo e enviar para a produção, que dias depois entrou em contato pedindo que ele comparecesse ao set de gravação, uma mansão cinematográfica localizada em Guarulhos (SP).
CARACTERIZAÇÃO
Ao chegar, foi para a caracterização, onde ficou horas para receber um cabelo loiro e ser maquiado, além de vestir um terno azul marinho e uma gravata vermelha. “Eu não imaginava que fosse ficar tão parecido com o Gugu”, contou.
No set, fez amizade com a produção e o elenco, e passou a “entrevistar” os colegas, numa espécie de “esquenta” para o teste, que foi realizado na sequência e durou cinco minutos. Na cena, Almeida, na pele de Gugu, apresentava o Domingo Legal, programa dominical do SBT, e entrevistava o vocalista do Mamonas, Dinho.
O empenho do ator, que tem formação técnica em teatro pelo Senac, acabou dando certo. Três dias depois, recebe uma ligação confirmando a sua aprovação no teste.
GRAVAÇÕES
As gravações foram agendadas para o dia 3 de março, recebeu o texto completo da cena que gravaria e também soube o valor do cachê, que segundo ele, não era muito alto. “Nem me importei com o valor, o mais importante era estrear no cinema nacional”, contou Almeida, que é ator profissional há oito anos.
Chegando mais próximo da gravação, a produção entrou em contato pedindo que ele não fosse para Guarulhos, porque o protagonista Rui Brissac tinha ficado doente e as cenas que envolviam o vocalista Dinho precisaram ser suspensas por cinco dias.
Depois, a cena que mostraria o Domingo Legal com o Gugu teve de ser cancelada, porque a produção tinha um prazo para entregar o set e, caso as gravações fossem prorrogadas, o custo da locação do espaço excederia o orçamento planejado.
“Na verdade, eles tiveram de escolher as cenas que seriam gravadas e as canceladas, porque uma diária a mais ficaria muito cara”, contou o ator, que já estava com o texto decorado.
MISTO DE FRUSTRAÇÃO E FELICIDADE
Otto Almeida admite ter ficado frustrado por sua estreia no cinema brasileiro não ter dado certo. “Mas, sem dúvida, fiquei muito feliz por ter passado pela parte mais difícil, que era o teste. Eu quase estreei no cinema nacional! Isso é demais, porque temos poucas oportunidades no interior. Quando recebemos um sim, a sensação é maravilhosa”, resumiu.
“Mamonas Assassinas – O Filme” estreou em dezembro de 2023 com um recorde de mais de 500 mil espectadores em duas semanas e uma arrecadação de quase R$ 10 milhões. O longa conta a trajetória da banda que fez muito sucesso nos anos 1990, mas teve um fim trágico, com a morte de seus integrantes em um acidente aéreo, em 1996.
ARTISTA DE ARAÇATUBA TEM BANDA DE ROCK HÁ 13 ANOS
O artista araçatubense Otto Almeida, que é ator profissional desde 2016, possui uma banda de rock, a “Código de Conduta”, que passeia também por outros gêneros, como o reggae, rap, MPB e samba, há 13 anos. O grupo, que já participou de festivais e faz vários shows pelo interior paulista, chegou a abrir o show da cantora Ivete Sangallo, em Araçatuba, durante a Expô 2012.
Ainda como músico, chamou a atenção e participou de programas de televisão como os de Xuxa e Marcos Mion, que estavam na Record, na época, ao gravar um Cup Song (música feita com voz e percussão utilizando um copo) com seu irmão gêmeo, o também cantor Murilo Almeida.
No teatro, participou de vários espetáulos no Sesc Birigui, já fez comerciais, produção comercial de casting, entre outros trabalhos.