O tráfego constante de carretas pesadas na rua Alziro Zarur, bairro Guanabara, em Araçatuba (SP), é motivo de preocupação de moradores locais que temem por acidentes e atropelamentos. A via, que é estreita e fica ao lado da rodovia Marechal Rondon (SP-300), serve de porta de entrada para veículos, entre os quais as carretas, muitas de até nove eixos.
O maior perigo está em uma alça de acesso da rua Alziro Zarur para a avenida Cussy de Almeida. Ali, devido ao espaço restrito para manobra de conversão, as carretas frequentemente sobem na calçada de uma residência que fica na esquina. Os moradores vivem assustados com a possibilidade acidente, principalmente porque uma criança de 9 anos reside na casa.
Moradores fizeram vários vídeos das manobras arriscadas praticados pelos caminhoneiros que necessitam passar por aquele trecho. As imagens foram encaminhadas para a redação do RP10 nessa semana. Uma outra providência tomada por moradores foi o encaminhamento de um pedido de colocação de placa que indique a proibição de conversão de veículos pesados naquele cruzamento específico. O protocolo foi realizado nessa terça-feira (23).
Em conversa com a reportagem do RP10, um dos moradores, que preferiu não se identificar, disse que já ficou bastante apreensivo com o trafego de carretas pesadas bem na calçada de sua casa. Ele relata que o movimento ocorre inclusive em horários diversos. “Esses dias, durante a madrugada, meu filho acordou com o barulho de um caminhão bitrem passando pela calçada, muito rente da nossa casa e isso é um enorme transtorno”, contou o morador. “Aqui não estamos tendo paz e vivemos apreensivos”, complementou.
Estudo do local e placa de proibição
Contatada pelo RP10, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Araçatuba informou que já iniciou as providências para sanar o problema no local. O Guarda Civil Municipal Leandro Reis, dirigente administrativo e responsável pelas vistorias e avaliações das solicitações pertinentes ao trânsito, disse à reportagem que o estudo do tráfego no trecho está sendo realizado e que há a necessidade de alterações.
Segundo ele, assim que soube da demanda no local, o Secretário de Mobilidade Urbana, o coronel reformado Osny Henrique Caldeira, determinou avaliação técnica no local imediatamente. Em vistoria, os servidores observaram a necessidade de poda de uma árvore que estava atrapalhando a visibilidade de um semáforo. O serviço foi realizado na manhã desta quarta-feira (24). (foto abaixo)
Os funcionários também apontaram a necessidade de tapar um buraco no asfalto e o pedido já foi feito à Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos). Ainda nesta semana, o estudo do tráfego deve ser concluído no local, com a colocação de placas de sinalização de proibição da conversão de veículos pesados . Assim, a Secretaria de Mobilidade Urbana espera sanar os problemas apontados pelos moradores.