Agentes de combate a endemias retiraram mais de 30 toneladas de lixo de uma residência e terreno baldio localizados na rua Amadeu Vuolo, bairro Verde Parque, em Araçatuba (SP), nesta segunda-feira (22). O trabalho começou por volta das 8h e ainda não foi finalizado, o que significa que a quantidade retirada deverá ser ainda maior. No local havia muitos escorpiões e ratos.
A quantidade de lixo era tão grande que funcionários da Prefeitura tiveram que quebrar o muro da casa e utilizar duas retroescavadeiras para retirar a montanha de resíduos da frente do imóvel para que os agentes pudessem entrar na residência, que é habitada por seis adultos e três crianças.
A ação foi determinada por ordem judicial, após inúmeras reclamações de vizinhos, incluindo funcionários de uma creche que fica nos fundos da casa.
Os agentes tiveram o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar. O Conselho Tutelar também foi acionado para verificar as condições das crianças que viviam em meio ao lixo. A via precisou ser interditada para o manejo dos resíduos.
O lixo foi retirado do interior da casa e também de um terreno ao lado. Os moradores são catadores de recicláveis, mas acabaram acumulando todo tipo de lixo no local, ao longo dos anos. Os resíduos serão levados ao aterro sanitário, para a destinação correta.
Havia muita roupa apodrecida, resto de alimentos, folhas e sapatos. Além disso, havia mais de 50 bags (sacolas especiais para reciclagem), com garrafas PET, latinhas de alumínio e embalagens plásticas.
Os moradores tiveram um prazo para retirar este material que é comercializado por eles antes da entrada dos agentes para o manejo do lixo da residência.
VIOLÊNCIA
Os moradores da casa ficaram violentos e chegaram a agredir uma integrante da Guarda Municipal com um soco. O casal foi levado para o plantão policial, onde seria registrado um Boletim de Ocorrência.
Antes, eles jogaram pedras em profissionais do Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) que foram acionados para socorrer a dona da casa, que passou mal durante a ação.