Na véspera de completar 115 anos de fundação, Araçatuba ganhou mais um ilustre cidadão. Trata-se de Sérgio França Martins, fundador e diretor do Centro Terapêutico Divina Providência. Ele foi homenageado pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão Araçatubense. A honraria foi entregue em sessão solene, realizada na noite desta sexta-feira (01/12).
Familiares, amigos e representante do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior) prestigiaram a solenidade, que foi conduzida pela presidente da Mesa Diretora e autora da homenagem, vereadora Cristina Munhoz (União Brasil). O vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil) também assinou o projeto de concessão da honraria, mas não pôde comparecer à sessão.
“O que vamos destacar nesta noite é o dom de Sérgio França Martins, o Serginho, para receber pessoas em condições vulneráveis, física e mentalmente, que precisam de ajuda para abandonar vícios e restabelecer o autocontrole a fim de voltar a conviver socialmente”, discursou Cristina Munhoz, destacando o trabalho com dependentes químicos realizado pelo homenageado.
O vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa também se pronunciou por meio de uma mensagem gravada. “Essa prestação de serviço que o Serginho faz é merecedora do reconhecimento da Câmara e de toda a sociedade de Araçatuba”, declarou o coautor da homenagem.
Emocionado com os depoimentos exibidos em vídeo produzido pela equipe do cerimonial e da TV Câmara e com o título de cidadania recebido, Sérgio França Martins falou em gratidão. “Eu não tenho como expressar o que está se passando aqui dentro. Só tenho palavras para agradecer a Deus e às pessoas boas que Ele coloca perto de mim”, disse.
TRAJETÓRIA
Sérgio França Martins nasceu em Jundiaí, em 11 de maio de 1979, e mudou-se com a família para Araçatuba em 1995. É casado com Juliana Cristina França e tem quatro filhos: Vitor Hugo, Maria Julia, Benício e Lucca.
Ex-usuário de drogas, o que o levou a várias internações, formou-se coordenador, monitor e conselheiro em dependência química pela Universidade Nacional de Álcool e Drogas da Febract (Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas). Também é técnico em processamento de dados.
Há 7 anos, fundou e está à frente do Centro Terapêutico Divina Providência, uma clínica familiar especializada na recuperação de dependentes químicos.