Um ato de vandalismo contra uma unidade do McDonald’s na Avenida Ipiranga, no centro de São Paulo, chamou atenção não apenas pela violência do ataque, mas também pela reação, ou a falta dela, da Polícia Militar presente no local. O incidente ocorreu na noite de segunda-feira (5/12) e foi capturado em vídeo por uma testemunha.
Nas imagens, é possível ver cerca de dez pessoas com mochilas de entrega atirando objetos contra o estabelecimento de fast food, enquanto os funcionários procuravam abrigo. Surpreendentemente, policiais militares uniformizados, que estavam próximos ao local, assistiam à cena sem tomar qualquer ação imediata.
Os PMs, inicialmente, se refugiaram na entrada de um hotel ao lado da franquia, passando mais de um minuto observando os atos de vandalismo. A reação da polícia só aconteceu quando o grupo começou a lançar objetos em sua direção, levando um dos policiais a sacar sua arma e se aproximar dos vândalos, que fugiram em seguida.
A Polícia Militar informou que foi acionada para conter os atos de vandalismo, registrando a ocorrência como dano material. Esse episódio ocorreu a poucos metros do Bar Brahma, que também foi recentemente alvo de vandalismo após uma tentativa de furto.
Esse caso de inação policial segue outro incidente em novembro, onde uma policial militar foi afastada após não intervir em uma situação de ameaça enquanto estava de folga. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) enfatizou que os policiais devem agir imediatamente em situações criminosas, independente de estarem ou não em serviço.