A onda de calor que afetou 15 estados e o Distrito Federal está prevista para terminar neste domingo (17), mas as altas temperaturas continuarão a ser uma realidade em grande parte do país.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia mais quente do fenômeno será registrado hoje, com temperaturas que têm aumentado gradativamente desde o início da onda, na última quinta-feira (14).
Os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são esperados para registrar as maiores máximas, com previsões de 42°C em Cuiabá e 40°C em Campo Grande. No Sudeste, o Rio de Janeiro pode chegar aos 37°C e São Paulo, aos 34°C.
Em Araçatuba, São Paulo, a previsão para este domingo é de uma máxima de 38°C, sem expectativa de chuva e com um índice de raios UV considerado extremo. Este cenário reforça a necessidade de medidas de proteção contra a exposição solar excessiva.
Apesar do término da onda de calor às 19h deste domingo, as temperaturas elevadas devem persistir ao longo da semana em várias regiões, incluindo o Centro-Oeste, Norte, interior do Nordeste, Minas Gerais e São Paulo. A continuidade do calor se deve à ausência de chuvas ou eventos climáticos que possam reduzir as máximas.