Uma nova onda de calor está prevista para atingir oito estados brasileiros, com temperaturas que podem se aproximar dos 40°C. Este fenômeno climático, que ocorrerá entre 14 e 20 de dezembro, antecipa a chegada do verão no dia 22.
Os estados afetados pela onda de calor incluem Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia. De acordo com o meteorologista Fábio Luengo da Climatempo, uma onda de calor acontece quando as temperaturas ficam cinco graus acima da média por mais de cinco dias consecutivos.
Este será o quinto evento de onda de calor no Brasil em 2023, seguindo os registros de agosto, setembro, outubro e novembro. As temperaturas mais elevadas são esperadas no Centro-Oeste do país, com destaque para as cidades de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e São Romão, no Mato Grosso, que devem superar os 40°C.
No restante do país, as temperaturas também serão elevadas, mas dentro da média para esta época do ano. A proximidade com o verão e um período de poucas chuvas aumentam a exposição ao Sol, contribuindo para o aquecimento.
Durante a última onda de calor em novembro, o Rio de Janeiro registrou temperaturas de 42,5°C e São Paulo de 37,7°C, marcas históricas. Em Araçatuba, o termômetros registraram 39°C, segundo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE). Entretanto, o Climatempo informa que tais recordes não devem se repetir nesses estados durante o período atual.