Uma operadora de caixa de 29 anos registrou boletim de ocorrência contra Santa Casa de Araçatuba reclamando da demora no atendimento após passar mal no último dia 18. Ela diz que teve várias gestações de risco, fez laqueadura mas três meses depois engravidou novamente, e no boletim de ocorrência ela reclama ainda do atendimento recebido.
A mulher relatou que tem quatro filhos. No entanto, em 2020 teve um aborto. Em 2022 foi a ultima gestão, e ela foi informada que toda gravidez seria de alto risco. Por este motivo, em junho deste ano ela diz ter feito cirurgia de laqueadura, na Santa Casa de Araçatuba.
No entanto, três meses depois engravidou novamente. A mulher sofre de diabetes e pressão alta. Ela disse que no último dia 18 passou mal e foi até uma unidade básica de saúde, onde recebeu atendimento e foi encaminhada de ambulância para o pronto-socorro da Santa Casa, com um soro.
Segundo a mulher, na Santa Casa ficou aguardando atendimento e depois de uma hora, devido a falta de aparato para o soro, acabou havendo obstrução. Depois de duas horas, ela interpelou uma das enfermeiras, alegando que nem sua pressão havia sido medida até o momento e o soro não estava mais fluindo porque havia entupido o acesso.
Ela disse que depois questionou uma enfermeira sobre a demora, a qual disse que o médico estava em atendimento e iria demorar mais uma hora e meia. Ela ficou nervosa, arrancou o soro por conta própria e pediu sua ficha de entrada. Segundo ela, a enfermeira disse que nem a polícia iria fazer ela entregar a referida ficha.
Outro lado
De acordo com assessoria de imprensa da Santa Casa, a paciente deu entrada no pronto-socorro obstétrico, e após a triagem ficou constatado que o caso dela não era de emergência, sendo que a mulher ficou na espera enquanto o médico faia um atendimento emergencial. Ainda segundo a assessoria, a mulher estava nervosa e teria sacado o acesso do soro por conta própria e deixado o local sem aguardar pelo atendimento médico.
Sobre a laqueadura que a mulher afirma ter feito antes de engravidar, a informação é de que ela procure a direção do hospital para melhor esclarecimento dos fatos. Não foi possível saber mais detalhes porque a Santa Casa não pode fazer a divulgação de prontuários de pacientes.