A JA&C Propaganda, a primeira e uma das mais tradicionais agências de publicidade da região de Araçatuba (SP), acaba de completar 40 anos de existência. Para comemorar a data, a empresa lançou o slogan “Criatividade sem prazo de validade”.
Com clientes locais, regionais e nacionais, de todos os setores produtivos (agronegócio, indústria, comércio e serviços, poder público e terceiro setor), nestas quatro décadas, ela planeja e coloca
em prática, por meio de textos, áudios, vídeos e fotos, campanhas de marketing e publicidade para marcas e empresas.
E faz isso de forma assertiva, comunicando-se com o público-alvo da melhor maneira possível para que ele possa entender a mensagem. Tudo sempre com inteligência e criatividade.
A JA&C também fortalece a imagem da marca, fazendo um trabalho de branding bem consolidado, para que os consumidores tenhamuma relação emotiva com a empresa atendida. Esse trabalho vai
além de produzir comunicação, sendo que, antes disso, é necessária pesquisa de mercado a respeito dos hábitos do público.
“A publicidade busca conversar com o consumidor de forma que ele entenda, sinta-se inspirado e conquistado. E, para isso, é preciso descobrir como ele próprio – o público-alvo – conversa. Isso antecede a produção de qualquer peça publicitária. Só assim, é possível apresentar o valor que uma marca oferece”, explica Gustavo Nasser, socio-proprietário da JA&C, juntamente com a irmã Denise.
Trabalho em equipe
Ex-executivo da empresa, Eduardo Nasser (irmão de Gustavo e Denise), comenta que os resultados conquistados pela agência para os clientes são resultado de um trabalho de equipe. “Os profissionais
da JA&C estão sempre atentos às mudanças nas preferências do público – algo constante e ininterrupto nestes 40 anos – e na sua forma de reagir à comunicação das marcas.
Todos sempre tiveram as ferramentas necessárias para levantar todos os dados mais atuais sobre o seu segmento, desenvolvendo uma comunicação que vá ao encontro dos seus objetivos”, afirma.
Dentro da JA&C a campanha do cliente percorre um caminho até ser concebida e executada.
Esse circuito compreende atendimento, planejamento, criação e redação, sendo que a agência conta com profissionais com habilidades específicas para criar peças de comunicação, como redatores, designers e estrategistas, entre outros. “Com um trabalho de comunicação focado na melhor
estratégia, a marca do cliente, o serviço ou o produto divulgado torna-se mais conhecida e desejada pelo público”, afirma Denise Nasser.
Merece destaque o atendimento da JA&C, pois a forma como a agência se relaciona com os clientes é elogiada por quem é e também já foi atendido por ela. “O atendimento precisa conhecer o mercado
do cliente, analisar os concorrentes dele e pensar em estratégias para que ele possa se destacar no seu segmento, além disso, é responsável por sugerir ideias e estratégias que vão ao encontro dos
seus objetivos. Temos muito cuidado com o atendimento, para que o cliente se sinta de verdade acolhido nas suas demandas”, garante Gustavo.
Surgimento e transição
A história da JA&C começa em 1983, por sugestão de Hiran Castello Branco, que foi presidente da Associação de Profissionais de Propaganda (APP) e do Sindicato das Agências do Estado de São
Paulo (Sinapro), além de proprietário da CBBA, uma das maiores e mais famosas empresas de publicidade do Brasil naquela época. De passagem por Araçatuba, onde ministrou palestra a convite de A Comarca, estimulou o então diretor comercial do jornal, Flávio Nasser, a abrir a primeira agência da cidade e da região.
“Isso foi em julho. Nos juntamos, o Paulo Alcides Jorge Júnior (o “J”), eu, Flávio Abou-Nasser (o “A”) e o Zeca Consoni (o “C”), passamos 15 dias em São Paulo conhecendo a CBBA, e três meses depois
abrimos a JA&C. Foi a primeira agência de publicidade da região e uma das dez do interior paulista”, conta Flávio Abou-Nasser.
Vendo a agência crescendo, o prazer e o sucesso do pai atendendo clientes de todo o Brasil, os filhos Eduardo, Denise e Gustavo trilharam o caminho da publicidade. “Tivemos um professor dentro de
casa”, brinca Gustavo. Flávio, que acabou comprando as partes dos dois sócios, diz que tudo ocorreu de forma natural, sem qualquer pressão, e com o apoio da mãe (Letícia).
Passados 25 anos, o patriarca passou o bastão para os três (sendo que Eduardo não está mais na empresa), o que, segundo ele, ocorreu de forma absolutamente tranquila. “Foi uma sucessão familiar
natural, sem que eles nunca brigassem. E até hoje se entendem muito bem (referindo-se a Gustavo e Denise)”, afirma o pai orgulhoso. Quinze anos depois de deixar a agência, Flávio não interfere das decisões administrativas dos filhos, tendo ido pessoalmente à JA&C apenas três vezes desde 2008.
Sem prazo de validade
Instalada no New York Tower, no bairro Nova Iorque, em Araçatuba, a JA&C mantém as principais características que a diferenciaram no seu mercado de atuação nestes 40 anos, como alinhamento com tendências atuais, profissionais especializados, métricas, foco no cliente e assertividade – tudo devidamente alinhado pela criatividade.
“Ela (a criatividade) está em todo o circuito, desde as estratégias, passando pelos planejamentos, até a criação das peças. Faz parte do nosso dia a dia. E, para além dessa história de quatro décadas, nunca teve prazo de validade. Penso que a JA&C veio contribuir e reforçar essa sentença”, diz Gustavo. Para Flávio, o limite da criatividade é a lei e ética, mas prazo, de fato não há. “O trabalho sendo bem feito, com estudo, criatividade, honestidade, respeito às leis e muito esforço, não tem como dar errado.”
Diante do desafio de decidir por soluções online e offline, mídias contemporâneas e as tradicionais, lá está a criatividade e a expertise da JA&C para alcançar audiências diversificadas. Denise e Gustavo
fazem coro para afirmar que, enquanto as mídias online oferecem alcance global e interatividade, as mídias tradicionais proporcionam presença tangível e impacto local.
“Uma solução agrega à outra, cada uma tem a sua importância, a sua forma correta de ser utilizada. A combinação otimizada maximiza a visibilidade da marca, atingindo diferentes demografias e reforçando a presença em diversos canais, potencializando assim a eficácia da estratégia de marketing. Foi assim nestes 40 anos, acreditamos que será assim por mais 40, e assim sucessivamente”, conclui Gustavo.