A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (20) a Operação Sétimo Mandamento, visando investigar possíveis fraudes em programas assistenciais do estado do Rio de Janeiro. Entre os alvos da operação está Vinícius Sarciá Rocha, irmão de criação do governador Cláudio Castro (PL), além de outros funcionários públicos de alto escalão.
A PF cumpriu três mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), com foco em pagamentos ilícitos variáveis entre 5% e 25% dos valores dos contratos, que ultrapassam R$ 70 milhões. Sarciá, presidente do Conselho de Administração da Agerio, Astrid de Souza Brasil Nunes, subsecretária estadual, e Allan Borges Nogueira, da Cedae, foram os principais alvos das buscas.
Os crimes investigados incluem organização criminosa, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro, ocorridos entre 2017 e 2020. A operação também visa elucidar a participação dos envolvidos em desvio de verbas públicas e direcionamento de projetos sociais para redutos eleitorais.
Além das buscas, foram autorizadas sete medidas de afastamento de sigilo bancário e fiscal e seis de sigilo telemático.