Alguns dias para o fim de 2023, período em que fazemos uma reflexão, retrospectiva, análise de como foi nosso ano. Até para esse tipo de pensar se faz necessário cuidado de si, para que você não caia na armadilha da depreciação e da comparação de fim de ano.
Para o que você gostaria de ter feito e não o fez, você tem um novo ano pela frente.
Para o que você fez e não saiu como gostaria, generosidade.
E para o que você fez e deu certo, celebração.
Proponho alguns questionamentos para que você se coloque a pensar:
- Você cuidou, priorizou sua Saúde Mental?
- Você disse os nãos necessários ao mundo para dizer sim a você?
- Você se deu conta que muitas vezes exige/espera do Outro um amor que nem você oferece a si?
- Você entendeu que o comportamento dos Outros não pode fazer você questionar seu valor?
- Você notou que no mundo virtual tudo é perfeito, mas que não é real; é virtual?
Nos tempos atuais nossa maior riqueza é nossa Saúde Mental. Sem ela nada somos, nada podemos, nada fazemos; sequer vivemos. E o que se propõe aqui nesse espaço é espalhar o desejo de uma cultura de cuidados com a Saúde Mental; ou seja, um convite para que você cuide da sua Saúde Mental.
Foi um ano em que você se parabenizou, celebrou suas pequenas conquistas, notou seu valor, se deu conta da sua singularidade, se afastou de pessoas e relações tóxicas, cuidou da Vida que há em você?
Vejo pessoas perdendo a Saúde Mental sequestradas pelo (“você precisa ser forte”)….pois eu digo a você, VOCÊ PRECISA SER HUMANO e não forte. Seja humano, afinal somos humanos.
A escuta clínica é o lugar onde cada um pode trabalhar esse “Ser Humano”; e também suas questões com a vida, com o sofrimento, com as relações, com o que emperra, com as perdas, com as repetições, com os sintomas, com a dor.
Quando a Psicanálise senta para conversar com a dor, com o sofrer, com a angústia, com o sintoma….o que ela pretende é enxergar o sujeito, o ser humano, a vida que ali está submersa em tudo isso.
Um abençoada Natal e um 2024 cheio de Vida.
Por uma cultura de cuidados com a Saúde Mental!
Setembro Amarelo: de Setembro a Setembro.
(*) Eliane Cabral é psicóloga clínica, psicanalista e especialista em prevenção e pósvenção em suicídio