Uma Ema foi encontrada morta e sem a cabeça no final da manhã desta segunda-feira (4) no zoológico municipal Dr. Flávio Leite Ribeiro, em Araçatuba. A Polícia Civil deve instaurar um inquérito para apurar o fato.
Policiais ambientais foram acionados para comparecer no local depois que um tratador, ao abrir o recinto da ave, a encontrou morta sem a cabeça. A cabeça não foi localizada, A Ema era uma fêmea de 15 anos, que chegou ao zoológico em 2010 por meio do Ibama. A perícia esteve no local.
A Ema é a maior espécie de ave do Brasil e pode chegar até 1,40 metro. Os machos se diferem das fêmeas por ter o peito e o pescoço preto. Em geral a plumagem é parda acinzentada. Elas habitam principalmente as regiões Centro-Oeste, Sul e Nordeste do Brasil.
Outro caso
Em 2015 também foi registrado um caso semelhante no mesmo local. Uma ema foi encontrada morta por um tratador no espaço onde ela ficava. Segundo funcionários do zoológico, a ave teve as pernas, as asas e o pescoço cortados. As penas do animal também foram arrancadas.