Por: Guto Ferrarezzi
Neste último domingo (26), Jefferson Matheus, campeão mundial de Stunt no começo de 2023,esteve presente no sétimo encontro dos amigos, promovido pelo clube Cobras do Asfalto, em Valparaíso (SP).
Jefferson conquistou o mundo em Verona na Itália e esteve presente no município para se apresentar ao público, na Praça Oscar de Arruda.
O campeão conversou com a reportagem do Clique Esportivo e, de acordo com ele, foi a primeira vez que esteve presente em Valparaíso e, para ele, o evento foi bem organizado e divulgado. “Muito Bacana”.
Crescimento
Ainda de acordo com Jefferson, o Stunt, no Brasil, é pouco divulgado, porém está crescendo e ganhando o devido reconhecimento.
O crescimento, para o atleta, ocorre após sua conquista do campeonato mundial em Verona, na Itália, e com isso o número de apresentações de Jefferson aumentou no Brasil e em países como a Indonésia e o Equador.
O mundial
Jefferson foi campeão mundial no começo da temporada e segundo ele, a sensação de conquistar o mundo visto que, para ele, os campeões mundiais estão no velho continente.
A conquista no velho continente foi motivo de grande orgulho para Jefferson, devido ao nível da competição e pelo fato de trazer o título para a América do Sul.
Stunt
O esporte também é conhecido como Wheeling é uma prática de malabarismo com motocicleta ou bicicleta. Consiste em realizar manobras nas quais força e equilíbrio são exigidos ao máximo pelos praticantes, onde apenas uma roda do veículo se mantém no chão.
O termo Wheelie é anglófono e quer dizer “Empinar”, porém no Brasil usa-se para designar a prática como um todo, não apenas para o ato de empinar.
Surgiu na década de 1970 quando o californiano Doug Domokos desenvolveu a técnica de empinar a moto controlando com o freio traseiro, e passou a fazer exibições de suas habilidades. Domokos ficou conhecido como “The Wheelie King“, ou seja, o Rei do Wheeling. No Brasil essa modalidade tem crescido e conquistado públicos.