A manhã desta quinta-feira (6) ficará marcada na memória dos 94 soldados de 2ª classe que se formaram na Escola Superior de Bombeiros e agora passarão a atuar em resgates, salvamentos e combates a incêndios no Estado de São Paulo. Esse sempre foi o sonho do soldado Guilherme Silva Lopes, de 22 anos, que obteve a nota mais alta e ficou em primeiro colocado na turma.
“Escolhi ser bombeiro para fazer salvamentos. No momento que a pessoa mais precisa, só um alguém treinado consegue chegar aonde todo mundo está fugindo e fazer o que é preciso. A gente poder ajudar alguém num momento de desespero. É isso que eu busco fazer depois de formado”, relatou.
Ao lado da família, ele recebeu do secretário Derrite as “Audazes Bombeiros”, honraria concedida a personalidades que contribuíram com a Escola Superior de Bombeiros. O segundo lugar ficou com o soldado de 2ª classe Jonas Silva de Barros, e terceiro, com o soldado de 2ª classe Diogo de Souza Mirante.
A formação tem duração de um ano. Os policiais passam os seis primeiros meses na Escola Superior de Soldados. Já nos seis últimos, vão para a Escola Superior de Bombeiros e se graduam no módulo especializado, podendo atuar em resgates
Entrega de viaturas
Além da formatura, a cerimônia ainda contou com a entrega de 84 viaturas para o a corporação, com investimento de mais de R$ 21 milhões, que irão reforçar o atendimento de ocorrências. São 7 são auto tanques (AT), 25 operacionais (VO) e 52 de transporte de pessoal (TP).
Também foi entregue uma viatura para o Grupamento de Ações em Emergências e Desastres (GAED), que será utilizada pela equipe do canil. O veículo foi adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Major Mecca, no valor de R$ 530.500,00.
“Vamos continuar investindo em viaturas, equipamentos, novos quartéis e reformas, levando dignidade para os policiais. Mais do que isso, vamos investir no que há de melhor, que são esses homens e mulheres que estão aqui. Vocês são verdadeiros heróis, que salvam vidas diariamente. Tenho imenso orgulho de ter sido, e com certeza sempre serei, bombeiro militar do Estado de São Paulo”, destacou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.