O último concerto de 2023 da Camerata de Violões do Guri de Araçatuba (SP) será realizado nesta quarta-feira (13), no Teatro do Sesi de Birigui (SP), às 20h. A entrada é gratuita e a apresentação será transmitida ao vivo pelo YouTube Link.
O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura.
Sob a regência de Paulo Renato, o grupo apresentará as obras Bachianas Brasileiras nº 5, de Heitor Villa-Lobos; Marcha, Cantata, Minueto em Sol Maior e Minueto em Lá Menor, de Johann Sebastian Bach; Concerto para alaúde e orquestra de cordas, de Antonio Vivaldi; Suíte XV, de Sylvius Leopold Weiss; Concerto em Sol menor para Cravo e Orquestra de Cordas, de Wilhelmine Von Bayreuth; e Greensleeves, de Anônimo.
O regente Paulo Renato é bacharel em violão pelo Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música. Em 2018, gravou seu primeiro CD solo chamado ‘Recital’, patrocinado pelo grupo ‘Violão & Violão’. Foi premiado neste ano de 2023 no ‘1º Festival de Violão Sebastião Tapajós’, na categoria ‘Sênior’ e se apresentou presencialmente em Santarém (PA).
Atualmente, realiza recitais e concertos, ministra aulas particulares de violão e no Guri, onde também atua como professor e regente da Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Araçatuba.
Camerata de Violões do Guri de Araçatuba
O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo – tanto no erudito quanto no popular.
A formação da camerata, uma “orquestra de câmara de violões”, corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, mas oferece também um espaço de criatividade e experimentação – pouco usual, o ensemble trilha o caminho da descoberta de uma identidade, com pesquisas de timbre e exploração de novas e próprias sonoridades.
A Camerata de Violões do Guri de Araçatuba foi criada em 2013 e tocou com Edson Lopes (2013), Duo Siqueira Lima (2014), Fábio Bartoloni (2015), Sidney Molina (2017), Paulo Porto Alegre (2018), Daniel Murray (2020) e André Campos (2021). Em 2016, abriu o concerto do Quarteto Brasileiro e apresentou-se no Festival Internacional de Londrina. Em 2022, se apresentou ao lado de Paola Picherzky.
A Camerata de Violões do Guri de Araçatuba tem patrocínio Master da CTG Brasil, Ouro WestRock e Prata Rede; além de parceria da Prefeitura de Araçatuba.
Programa
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
Cantata BWV 156 [arr. Dante Kimura]
Arioso
ANTONIO VIVALDI (1675-1741)
Concerto para alaúde e orquestra de cordas [transc. José Henrique de Campos]
I. Allegro Giusto
II. Largo
ANÔNIMO
Greensleeves
[Pedro Fares de Queiroz Lourenço, violão]
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
Minueto em Lá menor, do livro de Ana Magadalena Bach
[Eric Araki, violão]
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
Minueto em Sol Maior, do livro de Ana Magadalena Bach
[Amon Pimenta Medeiros, violão]
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
Marcha, do livro de Ana Magadalena Bach
[Welton Ferreira Fernandes, violão]
SYLVIUS LEOPOLD WEISS (1687-1750)
Suíte XV
Prelúdio
[Matheus Martins Fagundes, violão]
WILHELMINE VON BAYREUTH (1709-1758)
Concerto em Sol menor para Cravo e Orquestra de Corda [arr. Élodie Bouny]
HEITOR VILLA-LOBOS
Bachianas Brasileiras nº 5 [transc. Thales Maestre]
I. Aria
Serviço
CAMERATA DE VIOLÕES DO GURI DE ARAÇATUBA
Data: 13 de dezembro de 2023, QUARTA-FEIRA, às 20h
Local: Teatro do Sesi de Birigui
Endereço: Av. Jose Agostinho Rossi, 551, Jardim Pinheiros – Birigui/SP
Com transmissão ao vivo pelo YouTube Link.