Na madrugada desta segunda-feira (11), o Brasil deu as boas-vindas a um segundo grupo de cidadãos brasileiros e seus parentes palestinos, resgatados da Faixa de Gaza em meio ao conflito entre Israel e o grupo Hamas. O grupo, composto por 48 pessoas, chegou ao país em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB).
O avião pousou em Brasília pouco antes das 4h da manhã, após um voo direto que partiu do Cairo, no Egito, na noite de domingo (10). A operação de resgate foi coordenada pelo Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Os resgatados conseguiram deixar a Faixa de Gaza pela cidade fronteiriça de Rafah, localizada entre o território palestino e o Egito. De lá, foram transportados até o Cairo antes de embarcar para o Brasil.
Este grupo se soma ao primeiro grupo resgatado pelo Itamaraty, que tinha 32 pessoas e chegou ao Brasil em 13 de novembro. De acordo com o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, a maioria dos resgatados neste segundo grupo são palestinos, parentes de brasileiros que foram repatriados anteriormente. O grupo inclui 27 crianças e adolescentes, 17 mulheres e quatro homens adultos.
A lista inicial para o resgate continha 102 nomes, mas 24 foram vetados por Israel e Egito, incluindo sete cidadãos brasileiros. Os motivos para o veto ainda não foram esclarecidos pelo governo brasileiro.
Os repatriados ficarão em Brasília por pelo menos dois dias, onde receberão apoio do governo brasileiro, incluindo alimentação, assistência médica e psicológica, além da atualização das carteiras de vacinação.