Em um acontecimento trágico nesta terça-feira (14) na Vila Maria, Zona Norte de São Paulo, um menino de dois anos foi encontrado morto dentro de uma van escolar. O incidente ocorreu em um dia de calor intenso, com temperaturas chegando a 37,3°C. O garoto, que deveria ter sido entregue na escola pela manhã, só foi encontrado à tarde, por volta das 16h20, pelo motorista do veículo, que o levou ao Hospital Municipal Vereador José Storopolli, no Parque Novo Mundo.
As circunstâncias apontam para um esquecimento por parte do motorista da van. As altas temperaturas dentro do veículo devem ter sido causa da morte da criança. A Defesa Civil de São Paulo já havia emitido um estado de alerta devido ao forte calor.
Em resposta ao incidente, a Diretoria Regional de Educação (DRE) de São Paulo está acompanhando o caso de perto. “A Diretoria Regional de Educação (DRE) acompanha o caso e o Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), composto por psicólogos e psicopedagogos, foi acionado para atender a família. Um Boletim de Ocorrência foi registrado e a Diretoria Regional de Educação (DRE) está à disposição das autoridades competentes para auxiliar na investigação.”
O motorista da van escolar, vinculado ao Transporte Escolar Gratuito (TEG), foi descredenciado, e um processo administrativo foi instaurado para avaliar sua conduta. A Prefeitura de São Paulo lamentou profundamente o ocorrido e reforçou seu apoio aos familiares da criança.