A alegria dos amantes de café durou pouco. Pouco mais de um ano e quatro meses depois de inaugurar a sua primeira loja em Araçatuba (SP), a Starbucks Coffee fechou a unidade que mantinha no Shopping Praça Nova, no dia 1º de novembro. A unidade foi inaugurada no dia 28 de junho de 2022 com uma proposta diferenciada dos cafés brasileiros.
O fechamento da unidade se dá após a operadora da marca no Brasil, a SouthRock, entrar com pedido de recuperação judicial, no dia 31 de outubro, alegando dívidas de R$ 1,8 bilhão. Neste momento, o pedido está sendo analisado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que já concedeu tutela de urgência à SouthRock, antecipando parte dos efeitos da Recuperação Judicial.
A companhia alega que os problemas econômicos no Brasil resultantes da pandemia, a inflação e a permanência de taxas de juros elevadas agravaram os desafios para todos os varejistas, incluindo a SouthRock.
“Ao longo dos últimos três anos, desde que a pandemia da COVID-19 transformou drasticamente a vida de todos ao redor do mundo, incontáveis empresas, incluindo varejistas, têm sido vistas lutando para manter suas operações”, afirmou a empresa por meio de nota. Veja a íntegra abaixo.
REESTRUTURAÇÃO E REVISÃO DO NÚMERO DE LOJAS
A empresa informa, ainda, que precisou reestruturar os seus negócios para continuar protegendo as marcas das quais tem orgulho de representar no Brasil, os seus colaboradores, consumidores e as operações de suas lojas.
Os ajustes, conforme a companhia, incluíram a revisão do número de lojas operantes, do calendário de aberturas, e de alinhamentos com fornecedores. A empresa não informou, no entanto, quantas lojas irão permanecer abertas e não mencionou quantas foram fechadas até o momento.
Conforme a Revista Exame, a multinacional norte-americana com a maior cadeia de cafeterias do mundo fechou 43 unidades no Brasil, entre elas a de Araçatuba, desde o pedido de recuperação judicial. Eram 187 em operação e hoje são 144, segundo a publicação.
INAUGURAÇÃO
A inauguração da Starbucks em Araçatuba ocorreu em 28 de junho de 2022. A loja estava instalada no piso térreo, próxima às lojas Renner, em um ambiente de 206 metros quadrados.
No local, os clientes podiam apreciar cafés arábica do Brasil e do mundo, além de bebidas artesanais e itens do cardápio brasileiro, como brigadeiro, coxinha de frango e uma receita mineira do tradicional pão de queijo.
Na nova loja, também podiam ser encontrados blends de cafés especiais, entre eles um exclusivo feito com grãos 100% brasileiros das regiões de Minas Gerais, São Paulo e Bahia.
Confira a íntegra da nota enviada pela empresa:
“Nota para a Imprensa | SouthRock
Ao longo dos últimos três anos, desde que a pandemia da COVID-19 transformou drasticamente a vida de todos ao redor do mundo, incontáveis empresas, incluindo varejistas, têm sido vistas lutando para manter suas operações. Os desafios econômicos no Brasil resultantes da pandemia, a inflação e a permanência de taxas de juros elevadas agravaram os desafios para todos os varejistas, incluindo a SouthRock.
Neste cenário, a SouthRock segue comprometida a defender a sua missão e seus valores, enquanto entra em uma nova fase de desafios, que exigiu a reestruturação de seus negócios para continuar protegendo as marcas das quais tem orgulho de representar no Brasil, os seus Partners (colaboradores), consumidores e as operações de suas lojas.
O processo de reestruturação da SouthRock já começou, com o apoio de consultores externos e stakeholders. Mas, o trabalho deve continuar, então a SouthRock solicitou Recuperação Judicial para proteger financeiramente suas operações no Brasil atrelado a decisões estratégicas para ajustar seu modelo de negócio à atual realidade econômica. Por uma decisão de negócios, tomada em conjunto com seus parceiros comerciais, a marca Subway não faz parte do pedido de Recuperação Judicial.
Neste momento, o pedido está sendo analisado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o qual já concedeu tutela de urgência à SouthRock, antecipando parte dos efeitos da Recuperação Judicial.
Os ajustes às marcas já previstos pela SouthRock incluíram a revisão do número de lojas operantes, do calendário de aberturas, de alinhamentos com fornecedores e stakeholders, bem como de sua força de trabalho tal como está organizada atualmente.
Enquanto esses ajustes estruturais são implementados, todas as marcas continuarão sendo operadas pela SouthRock, entregando os produtos exclusivos e as experiências únicas que cada uma delas oferece aos consumidores que visitam suas lojas todos os dias.”