Recente resolução assinada pelo presidente nacional do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), Eduardo Leite, determina que municípios com mais de 100 mil eleitores tenham candidatos próprios a prefeito nas eleições de 2024. A medida pode impactar nas articulações políticas visando a Prefeitura de Araçatuba, já que a cidade tem mais de 150 mil eleitores e estaria entre as que o partido quer encabeçar as chapas visando o pleito municipal.
Até então, o nome da vice-prefeita Edna Flor (Cidadania) vinha sendo apontado como o mais viável para a sucessão do prefeito Dilador Borges (PSDB), tendo como vice o chefe de gabinete Deocleciano Borella Filho. Com a novidade divulgada pelo partido dos tucanos, um novo nome surge no cenário: o do vereador Dr. Alceu Batista Júnior, que é do PSDB e não esconde o sonho de ser prefeito de Araçatuba.
Vale lembrar que há a federação PSDB/Cidadania, formalizada pela Justiça Eleitoral nas eleições de 2022. Diferentemente das coligações, as federações obrigam os partidos a se manter unidos, como uma única sigla, por pelo menos quatro anos. Isso significa que o grupo formado pelos dois partidos é que deverá definir quem terá o apoio para disputar o pleito de 2024.
O Cidadania chegou a lançar a pré-candidatura de Edna Flor em evento do partido realizado este ano em Araçatuba, com a presença do deputado federal Arnaldo Jardim. A vice-prefeita, no entanto, já fez declarações à imprensa de que poderá abrir mão de sua possível candidatura, caso haja alguém com maior viabilidade de ser eleito.
PRESENÇA NAS REDES
De outro lado, há o vereador Dr. Alceu, que vem intensificando o trabalho nas redes sociais e não esconde que seu nome está à disposição para disputar a Prefeitura no ano que vem.
O parlamentar, que está em seu segundo mandato na Câmara de Araçatuba, tem 60 anos, é formado em Direito pela UniToledo de Araçatuba há 35 anos. Foi eleito pela primeira vez em 2016, para o mandato de 2017-2020, e foi reeleito para a Legislatura de 2021 a 2024.
Dr. Alceu presidiu a 28ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Araçatuba por duas vezes, de 2010-2012 e de 2013-2015. Nos dois anos seguintes, foi conselheiro estadual da OAB-SP. É casado e tem dois filhos.
MAIS EXPERIENTE
Edna Flor, 67 anos, por sua vez, tem um currículo mais extenso na política. Foi eleita vereadora em Araçatuba por três mandatos (2001-2004; 2009-2012 e 2013-2016). Foi a primeira mulher a ocupar a presidência do Legislativo araçatubense.
Ela já concorreu à Prefeitura de Araçatuba, em 2004, quando perdeu para o então prefeito Jorge Maluly Netto (in memorian) por menos de 5 mil votos. Na época, ela obteve 30.229 votos (31,03% dos votos válidos) e ele, 35.021 votos.
Em 2016, Edna aceitou o desafio de ser candidata a vice-prefeita e venceu as eleições junto com Dilador. A dobradinha se repetiu em 2020 e saiu vencedora novamente do pleito.
OUTROS NOMES
Pelo andar da carruagem, a definição de quem será o candidato com o apoio do prefeito só deve ocorrer mesmo no ano que vem. Enquanto isso, outros nomes surgem como opositores.
É o caso do ex-prefeito de Araçatuba Cido Sério, que assumiu, recentemente, o PV (Partido Verde) no município e pode ser candidato à prefeitura pela terceira vez, tendo como vice o ex-vereador Cido Saraiva (MDB).
Outro nome é o do vereador Lucas Zanatta (PL) e o do médico Filipe Fornari (PP), que têm se encontrado e não descartam uma possível aliança para fazer frente aos demais pré-candidatos.