A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira (30), três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva contra envolvidos em grupo criminoso dedicado à realização de fraudes contra a Caixa Econômica Federal e outras instituições bancárias.
No curso das investigações realizadas pela Delegacia de Polícia Federal em Sorocaba foram angariados fortes elementos de que o grupo utilizava documentos falsos para a abertura de contas e realização de empréstimos e saques em nome de clientes das instituições financeiras, aproveitando-se de algumas vulnerabilidades dos sistemas de informática.
Há suspeita, ainda, de que as fraudes atingiram os cofres da União com o saque de benefícios das vítimas.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na cidade de Sorocaba/SP, um mandado de prisão preventiva e um de busca e apreensão no município de Marília/SP.
Durante as buscas, foram apreendidos aparelhos celulares e documentos, que serão encaminhados para perícia e analisados, objetivando o aprofundamento das investigações, inclusive para apuração de eventuais outros envolvidos nas fraudes.
Os investigados poderão responder, sem prejuízo de outros, pelos crimes de estelionato qualificado, associação criminosa e uso de documento falso, cujas penas máximas somadas, podem chegar a quase 15 anos de reclusão.
O nome da operação diz respeito a uma das formas de atuação dos investigados, qual seja, a falsificação de documentos com a alteração facial em fotografias originais das vítimas (“cara falsa”).