A Polícia Federal em ação conjunta com a Receita Federal, no Aeroporto Internacional de São Paulo, apreendeu entre a manhã da quinta-feira (23/11) e madrugada de hoje (24/11), quase de 140 Kg de cocaína que seriam embarcadas para o continente africano.
Servidores da Receita Federal, ao fiscalizaram uma carga destinada a Maputo, no Moçambique, na manhã da quinta-feira (23/11), desconfiaram de uma carga de equipamentos industriais, que apresentavam resultados inconsistentes ao ser analisada sob padrões técnicos, e a submeteram ao aparelho de raio-x. As imagens do aparelho se mostraram inconclusivas. Os cães de faro da Receita deram indicações típicas quando localizam droga.
A carga foi desmontada e, do interior de fritadeiras industriais elétricas, que estavam envolvidas em placas de chumbo, foram retirados tijolos contendo substância compactada semelhante a cocaína, suspeita posteriormente confirmada pelos exames periciais realizados na delegacia da PF. O volume total apreendido somou mais de 110 Kg. Foi instaurado inquérito policial com o objetivo de se chegar aos responsáveis pela carga ilícita.
Na madrugada de hoje (24/11), policiais federais flagraram um nigeriano, que viajaria para o Catar, com conexão posterior para a Nigéria, com quase 25 Kg de embalagens de chá contendo uma substância pastosa, composta por cocaína. O suspeito, de 60 anos de idade, é possuidor de Registro Nacional de Migrante.
O preso será apresentado à Justiça Federal onde poderá responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.