Uma nova onda de calor, incomum e ainda mais intensa do que a registrada em setembro, está prevista para os próximos dias no Brasil, elevando as temperaturas para índices históricos. Os termômetros deverão marcar 45ºC ou mais no interior de São Paulo, incluindo Araçatuba, Centro-Oeste do País e em algumas regiões de Minas Gerais.
A causa do calorão é o chamado El Niño, fenômeno responsável por tornar 2023 o ano mais quente já registrado e que deve durar pelo menos até abril de 2024, segundo os Institutos de Meteorologia. E para o ano que vem a média de temperaturas pode ser ainda mais alta, conforme a OMM (Organização Meteorológica Mundial).
ALERTA DE PERIGO
A nova onda de calor fez o Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) emitir um alerta de perigo para cinco estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
O aviso vale até esta sexta-feira (10), mas existe a possibilidade do calorão pode continuar a ganhar força a partir de sábado (11), com temperaturas ainda mais altas que devem atingir mais estados brasileiros.
RECORDES DE TEMPERATURAS
Já a MetSul Meteorologia afirma que a onda de calor deverá registrar temperaturas de 45ºC ou mais no Centro-Oeste, interior de São Paulo e regiões de Minas Gerais. Pela previsão da MetSul, o forte calor terá duração entre 10 e 14 dias, podendo quebrar recordes de temperaturas.
Já de acordo com o Climatempo, na segunda-feira (13), cidades do Tocantins, Bahia, Piauí, Espírito Santos e Minas Gerais também devem ter temperaturas acima dos 40ºC.
Em Araçatuba (SP), a previsão é de 37ºC nesta sexta-feira (10); 39ºC no sábado (11); 41ºC no domingo (12) e 42ºC na segunda-feira (13), sem possibilidade de chuva nestes dias.