A Promotoria de Justiça do Consumidor de São Paulo expediu, nesta sexta-feira (17/11), uma Recomendação para que a Enel, que presta serviços de distribuição de energia na Grande São Paulo, tome todas as providências necessárias no sentido de garantir “pronto atendimento a situações de interrupção do serviço, cujo restabelecimento deva ser feito com urgência”.
O objetivo dos promotores é evitar que, diante da possibilidade de uma nova tempestade atingir a região metropolitana, conforme alertaram os meteorologistas, os consumidores fiquem privados do fornecimento de energia. A forte precipitação e os ventos intensos registrados no dia 3 de novembro deixaram mais de dois milhões de imóveis sem eletricidade.
No mesmo documento, o MPSP orienta a empresa a avaliar de que forma os eventos climáticos extremos podem afetar a rede de distribuição, preparar esquemas de atendimento em consonância com suas obrigações contratuais, informar a população sobre o cronograma dos reparos, dar ampla publicidade ao seus canais de atendimento e, por fim, se articular com o poder público para garantir agilidade ao serviço.
Por conta das ocorrências do dia 3, a Promotoria já havia proposto um Termo de Ajustamento de Conduta à companhia a fim de que houvesse indenização aos consumidores que ficaram, em alguns casos, cerca de uma semana sem energia e também mais aportes financeiros para que os eventos de interrupção de fornecimento de energia sejam menos frequentes e não tão prolongados.