O presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial de Araçatuba), Wilson Marinho da Cruz, faleceu no início da noite desta terça-feira (14), na Santa Casa de Araçatuba, vítima de uma parada cardíaca, aos 85 anos. Ele vinha sofrendo de uma infecção urinária, recorrente, e estava tomando antibióticos.
Seu Wilson, como era chamado, estava um pouco debilitado nos últimos dias por causa da infecção. Nesta terça-feira, chegou a passar por um médico, estava com a pressão e os batimentos cardíacos normais, mas passou mal no final da tarde e teve de ser levado ao hospital, onde foi intubado, após a sua saturação cair. Na sequência, teve uma parada cardíaca e não resistiu.
Natural de Floreal (SP), cidade a 85 quilômetros de Araçatuba (SP), Marinho veio para Araçatuba aos 16 anos. Na infância, trabalhou como engraxate, em padaria e bar. Também vendeu amendoim e pipoca no cinema para ajudar no sustento da casa.
Já em Araçatuba, trabalhou na antiga Casa Geraldi e, mais tarde, nas Lojas Arapuã, onde começou como auxiliar, vendedor e, depois, chefe de equipe e gerente.
Depois, investiu em uma indústria de calçados, que acabou não dando certo. Na sequência, foi vendedor de café e, em seguida, abriu uma empresa de representações.
Foi também funcionário da Eletrorádio de Birigui, do empresário Nelson Calixto. Mais tarde, investiu em uma empresa de refrigeração e ainda trabalhou com consórcio.
Elegeu-se pela primeira vez presidente da Acia em 1997, onde permaneceu até hoje, ao longo de 26 anos. Foi, ainda, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico na gestão do então prefeito Jorge Maluly Netto, já falecido, que governou Araçatuba entre 2001 e 2008.
Em 2019, recebeu o título de Cidadão Araçatubense, pelos relevantes serviços prestados ao município.
Wilson Marinho da Cruz deixa a esposa , Leonor Tavares Marinho, com quem era casado há 58 anos. Deixa também os filhos Wilson Marinho Júnior, Antônio Carlos Marinho e Ana Cláudia Marinho, além de sete netos.
O corpo de Wilson Marinho será velado na Funerária Cardassi da Avenida da Saudade, a partir das 7h30 desta quarta-feira (15), até as 16h. O sepultamento vai ser às 17h do mesmo dia, no Cemitério Jardim da Luz.