O médico Filipe Fornari, 37 anos, deverá assumir o diretório do Partido Progressistas (PP) em Araçatuba (SP), já com planos de ser pré-candidato a prefeito do município no ano que vem. Se a candidatura se consolidar, será a segunda vez que Fornari irá concorrer à Prefeitura – a primeira foi em 2020.
A novidade ficou acordada em reunião realizada na quinta-feira (9), em São Paulo, com os deputados federais Fausto Pinato e Maurício Neves, que é também o presidente estadual da sigla.
A nova nominata ainda não foi registrada na Justiça Eleitoral. Enquanto isso, o partido em Araçatuba segue sem presidente após o final da gestão do pastor João Fávero.
Filipe Fornari, que vem trabalhando seu nome em outros pleitos, é a aposta do Progressistas para a disputa à Prefeitura de Araçatuba em 2024. O médico está na sigla desde o ano passado, quando deixou o Podemos.
Fornari foi candidato a prefeito pelo Podemos em 2020, obtendo 15.141 votos e ficou em terceiro lugar no pleito, atrás do prefeito reeleito Dilador Borges (PSDB) e do ex-vereador Cido Saraiva (MDB).
Em 2018, foi candidato a deputado estadual, quando obteve 6.671 votos, sendo 3.367 em Araçatuba. Antes disso, concorreu a uma vaga na Câmara local por duas vezes. Em 2022, foi candidato a deputado federal, já pelo PP, pleito no qual obteve 16.583 votos.
Fornari atua nas especialidades de clínica geral e dermatologia, além de ser médico-legista. É casado com a também médica Caroline Pinheiro Fornari e pai dos gêmeos Alice e Filipe.
OUTROS NOMES
Outros nomes que estão no páreo para as eleições municipais de 2024 em Araçatuba são a vice-prefeita Edna Flor (Cidadania); os vereadores Lucas Zanatta (PL) e Alceu Batista Júnior (PSDB), além do ex-prefeito Cido Sério (PV).