Uma foto tirada em um momento de descontração mostra o prefeito Dilador Borges (PSDB) e o vereador Lucas Zanatta (PL) às gargalhadas na Câmara Municipal de Araçatuba, durante a sessão que homenageou o médico intensivista Vinícius Nakad com o título de cidadão araçatubense, na noite dessa quinta-feira (23).
A imagem reforça a suspeita de uma aproximação entre os dois para as eleições municipais de 2024. Até então, os dois eram vistos como opositores, até pelo posicionamento de Zanatta, que reiteradas vezes criticou e votou contra projetos do Executivo.
No entanto, nos bastidores da política araçatubense o que se ouve é que há uma ala do grupo de Dilador que quer fazer de Lucas candidato a prefeito ou, ao menos, a vice, em 2024.
Na primeira hipótese, a vice-prefeita Edna Flor (Cidadania) teria a sua candidatura abortada, já que não teria o apoio do prefeito na sucessão, ou disputaria a Prefeitura em outro grupo. Edna é vista como a candidata natural de Dilador, de quem foi vice por duas vezes, mas seu nome enfrenta resistência por parte de alguns integrantes da administração municipal.
Questionado sobre o motivo do riso largo, flagrado na foto, Dilador respondeu à reportagem do RP10 com uma gargalhada, seguida da resposta: “Te conto no final do dia 6 de outubro do ano que vem”,. A frase é uma clara referência à data das eleições municipais, o que indica que estaria, sim, articulando com o vereador do PL.
Zanatta já foi mais comedido na resposta e não deixou transparecer nenhuma articulação política com o prefeito. “A foto não significa nada. Eu não tenho problemas pessoais com o Dilador. Nós conversamos, perguntei como está o pescoço dele (após o acidente ciclístico). As pessoas, pelo meu posicionamento, acham que não há uma conversa amistosa nos bastidores, mas foi o que ocorreu”, afirmou.