Pelo segundo ano consecutivo, a Santa Casa de Araçatuba lança uma campanha especial no Dia de Doar, mobilização que ocorrerá no dia 28 de novembro, no Brasil e em várias partes do mundo, para ressaltar a importância da cultura de doação e voluntariado.
Neste ano, o hospital precisa arrecadar R$ 250 mil para comprar equipamentos necessários para modernizar o sistema elétrico que alimenta os condicionadores de ar que garantem a climatização de 70% dos ambientes do complexo hospitalar.
Ao todo, são 450 condicionadores instalados em áreas de assistência aos pacientes e setores administrativos. O hospital, também mantém climatização central em setores que dependem de refrigeração especial, como por exemplo, a Central de Radioterapia.
Essa estrutura consome, em média 600 kva de energia/mês, que equivalente o abastecimento de 400 residências de porte médio.
“Infelizmente o sistema está sobrecarregado e não são raras situações, em que nosso Departamento de Engenharia Elétrica precisa desligar o sistema de parte dos condicionadores de ar”, informa o provedor Petrônio Pereira Lima ao explicar o motivo da campanha. Ele esclarece, no entanto, que o rodízio não interrompe a refrigeração em áreas de assistência aos pacientes.
A Santa Casa de Araçatuba tem o reforço da energia solar, que consegue abastecer até 40% de todo complexo, incluindo as demandas de refrigeração de ar. Porém a energia elétrica necessária para manter o hospital em funcionamento 24 horas por dia ainda é significativa. São 300 mil kilowatts/hora, energia suficiente para abastecer 2.500 residências de médio porte.
PANE NO SISTEMA
A falta de investimentos em novos equipamentos para a subestação de energia pode provocar pane no sistema, a qualquer momento, comprometendo o fornecimento de ar refrigerado nas unidades citadas.
Além disso, sem a expansão da estrutura de alimentação elétrica, a diretoria do hospital não conseguirá instalar condicionadores de ar em unidades que ainda não possuem o benefício, como por exemplo, nas portarias de internação e visitas e em enfermarias do SUS, que ainda não possuem climatizadores.
“Mais que um conforto, o ar refrigerado nas áreas de assistência aos pacientes é indispensável em Araçatuba, que nesta onda de calor está dentre as cidades mais quentes do País”, destaca o provedor. Na gestão da atual diretoria foram instalados condicionadores de ar que beneficiam 60 leitos do SUS da Unidade de Internação II e Pediatria.
“Ao participar da campanha deste ano, doando qualquer quantia, as comunidades dos 40 municípios para os quais a Santa Casa de Araçatuba é referência de alta complexidade estarão garantindo qualidade no ambiente hospitalar necessária ao bem-estar dos pacientes atendidos e também dos colaboradores. Junte-se a nós nesta jornada de doação e voluntariado, e faça a diferença para os que mais necessitam”, convida o provedor da Santa Casa de Araçatuba.
POLTRONAS E CAMAS
No ano passado, no Dia de Doar, a Santa Casa de Araçatuba arrecadou R$ 66 mil que foram investidos na substituição de poltronas utilizadas por pacientes que fazem quimioterapia no CTO e compra de camas especiais para internação de pacientes obesos mórbidos.
Neste ano o alvo a ser atingido é quase quatro vezes mais em relação à campanha anterior. “Por isso, precisaremos de muitos mãos para nos ajudar nesta empreitada que é urgente e necessária. Faça sua doação, compartilhe nossa campanha em suas redes sociais, local de trabalho, na sua igreja e junto aos seus familiares”, afirma Petrônio Lima.
Como doar
- Chave PIX (E-mail): [email protected]
- Transferência bancária: Caixa Econômica Federal – Agência: 3090 / Conta Corrente: 902655-3.
- Favorecido: Santa Casa de Araçatuba – CNPJ: 43.751.502/0001-67