Um episódio de ameaça e confronto ocorreu em Brasília, envolvendo um entregador de comida por aplicativo e um morador do local. A situação, que aconteceu por volta das 23h de segunda-feira (27), foi registrada em vídeo pelo próprio entregador, Marcos Ferreira, que trabalha há quatro anos para o iFood.
Marcos chegou ao local e, seguindo as diretrizes do aplicativo, pediu ao porteiro que informasse ao cliente, identificado posteriormente como Carlos, para descer e pegar o pedido. Carlos, no entanto, desceu já demonstrando irritação e confrontou Marcos por não ter subido até o apartamento, gerando uma discussão acalorada.
No vídeo capturado por Marcos, Carlos aparece exaltado, questionando o entregador e até mesmo fazendo ameaças. “Rapaz, se eu pegar você eu acabo com você, fica quietinho”, disse o morador na ocasião. Ao ser ameaçado, Marcos respondeu que chamaria a polícia, ao que Carlos retrucou afirmando ser policial e juiz, embora mais tarde tenha esclarecido ser perito da Justiça.
“Bem agressivo. Chegou a me empurrar veio para dar um soco na minha cara, eu desviei, eu saí meio que correndo e depois ele veio atrás de mim e chutando minhas pernas e me agredindo verbalmente porque eu não quis entregar no apartamento dele”, diz o entregador.
Carlos Augusto expressou arrependimento após o incidente e justificou sua reação alegando desconhecer a política do iFood que não obriga os entregadores a subir até os apartamentos. Marcos, por sua vez, relatou ter se sentido bastante abalado com a situação, destacando que já passou por experiências similares, mas nunca nesse nível de agressividade.
“Me deixou abalado muito, nunca tinha passado por isso, já tinha passado por situações parecidas, porque nem sempre a gente consegue subir. Eu subo porque às vezes o cliente fala: ‘tem como você subir? Estou com criança pequena, estou em pós-cirúrgico, sou idoso’. Aí, a gente sobe tranquilo, mas ele não falou nada”, conta Marcos.
O caso foi levado à 1ª Delegacia de Polícia, na Asa Sul, e o iFood está oferecendo suporte jurídico e psicológico a Marcos. A empresa reiterou que, de acordo com suas políticas, o entregador não é obrigado a subir até o apartamento para fazer a entrega, enfatizando que o respeito aos trabalhadores é primordial.
“As nossas recomendações são que a entrega é feita no primeiro ponto de contato, na portaria ou na entrada. Obviamente descer para receber o pedido é um sinal de respeito, quanto a isso, a nossa recomendação para os clientes é descer para pegar o pedido, essa é a nossa orientação tanto para entregadores, quanto para clientes”, diz a representante da empresa.