O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira, 20 de novembro, será marcado pelo Festival idEntidade, que inclui show musical com o cantor Nei Zigma, feira preta, com empreendedores pretos, exposição de artefatos carnavalescos e produção de tranças para pessoas a partir de 8 anos. As ações serão realizadas das 16h às 20h, na Rua Manoel Ferreira Damião, entre as ruas Vereador Aldo Campos e Barão do Triunfo (Mercadão Municipal).
O Festival IdEntidade irá começar com uma feira de artesanato com bonecas negras de crochê, turbantes, roupas e acessórios afro e pratos típicos, como canjica, bolo de aipim e caldos típicos, pintura facial, poesia preta, oficina de bonecas Abayomi, exposição de artefatos carnavalescos na escola Sonho e Fantasia e beleza negra (produção de tranças afro para pessoas a partir de 8 anos).
A programação musical contará com apresentação do grupo de pagode Negrici e do cantor Nei Zigma, que irá apresentar o seu mais novo álbum, “Evocação Negreira”. Haverá, ainda, competição Slam (competição de poesia falada) com o Coletivo Batalha da Caveira e aula de dança afro com Quilombo Cultural.
Nei Zigma apresenta o show “Evocação Negreira” em Araçatuba
ZUMBI DOS PALMARES
Ao longo de toda a semana, a Prefeitura de Araçatuba terá ações para lembrar a importância da Consciência Negra, data instituída pela lei n.º 12.519/2011, em referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares (localizado entre Alagoas e Pernambuco), morto por bandeirantes, em 1695. Por isso, no 20 de novembro relembramos a luta dos negros contra a opressão.
Em 2023 ocorreu a promulgação da Lei Estadual n.º 17.746, estabelecendo o “Dia Estadual da Consciência Negra Paulista”, tornando-se feriado nos 645 municípios paulistas, atendendo a uma das reivindicações mais antigas da comunidade negra.
Entre esta terça-feira (21) e o sábado (25), haverá exposição de trabalhos de alunos da rede municipal e da rede estadual de ensino sobre a temática de valorização da cultura e identidade dos povos africanos, no Maap (Museu Araçatubense de Artes Plásticas), localizado na Rua Duque de Caxias, 29, Centro). A mostra estará aberta das 9h às 11h e das 13h às 17h.
Nesta terça-feira (21), na Câmara Municipal, a Ekedi (termo que designa uma das funções femininas no Candomblé) Eliandra Barreto irá falar o tema “Formação da identidade brasileira e a contribuição dos movimentos antirracistas”, a partir das 19h, representando a Assesa (Associação das Escolas de Samba de Araçatuba).
A programação prossegue na quarta-feira (22), com a exibição de filmes do Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som), no teatro Castro Alves (Rua Duque de Caxias, 29, Centro). Às 8h e às 14h será exibido o filme “Comboio de Sal e Açúcar’ (classificação 14 horas, duração de 100 minutos, dublado. Às 19h, será a vez do longa “Nossa Senhora do Nilo” (classificação 16 anos, duração de 90 minutos, legendado).
A Roda de Diálogo Vozes Negras com petiscos literários com Ana Paula Ferreira (Senac) e a apresentação de alunos da rede municipal de ensino serão realizadas na quinta-feira (23), no Teatro Castro Alves, às 14h30.
No mesmo dia e horário, haverá a apresentação “Machadolengo – Festival de Mamulengo da Emeb Prof. José Machado Neto”, dirigida pela arte-educadora Marza de Souza e apresentada por alunos do 5º ano da escola, no Auditório do Siran (atividade exclusiva para alunos da Rede Municipal).
A atividade Trilha Antirracista, realizada pela Diretoria Regional de Ensino, contará com palestra da professora Angela Liberatti e de Ana Paula Ferreira. Será no auditório da Unip (Rua Baguaçu, 1939), das 8h às 12h, na sexta-feira (24). No mesmo dia, o Quilombo Cultural apresenta a intervenção Oyá com Mike, no Calçadão da Marechal Deodoro, às 11h.
No sábado (25), será realizado, das 10h às 13h, na Estação Cidadania (Rua Elza de Almeida Lemos, 975, Jardim Atlântico), o 4º Viva Mulher, evento que oferece assessoria jurídica e orientação em casos de violência; informações sobre cursos profissionalizantes, bolsas de estudos e empreendedorismo; serviços de saúde (psicologia, ginecologia, nutrição, oftalmologia, exames de tonometria etc.); maquiagem e serviços de beleza (Beleza Solidária); oficinas, roda de capoeira; shows musicais; cantinho da criança (contação de histórias, pinturas e brincadeiras), entre outras atrações. No local terá também apresentação de Maracatu com o grupo Orum Odoyá.
A programação da Semana da Consciência Negra se encerra com o Teatro Bertoleza – A Solidão da Mulher Negra, o Teatro Castro Alves, às 19h.