O Hemocentro de Araçatuba, que abastece hospitais da região, está convocando doadores de sangue, pois apresenta baixo estoque dos tipos O+, O- e A+, principalmente. Somente no mês de novembro, foram três feriados, que acabaram impactando nas doações.
A preocupação é também com o fim de ano, já que há uma queda de doações entre o Natal e o Ano-Novo, período em que as pessoas costumam viajar ou deixam de doar por causa das comemorações. De outro lado, há um aumento na demanda, porque ocorrem mais acidentes de trânsito.
Nesse sábado (25), Dia Mundial do Doador de Sangue, o hemocentro presentou os doadores, como forma de agradecimento. Uma única doação ajuda a salvar até quatro vidas.
O Hemocentro de Araçatuba fica na avenida Arthur Ferreira da Costa, 330, bairro Aviação. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h, e aos sábados, das 7h às 11h.
Quem pode doar:
- – Homens e mulheres de 18 a 69 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores de 16 e 17 anos são aceitos se acompanhados de um responsável;
- – O doador deve estar em boas condições de saúde, sem feridas.
- – Homens e mulheres que tenham mais de 50 quilos;
- – Pessoas alimentadas. O doador deve fazer refeições leves e não gordurosas nas últimas quatro horas que antecedem a doação;
- – O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação;
- – Não ter fumado nas duas horas que antecedem a doação;
- – O doador não pode ter feito exame de endoscopia há mais de seis meses.