Na manhã desta segunda-feira (13), um importante passo foi dado na Operação Voltando em Paz, coordenada pela Presidência da República do Brasil. Um avião VC-2 (Embraer 190) decolou do Cairo, Egito, rumo ao Brasil, carregando 32 pessoas repatriadas. Este grupo inclui 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três familiares palestinos. Entre os repatriados, há 17 crianças, nove mulheres e seis homens.
A aeronave tem previsão de parada técnica em Las Palmas, Espanha, antes de seguir para o território brasileiro, onde pousará primeiramente na Base Aérea do Recife e, em seguida, na Base Aérea de Brasília, com chegada prevista para as 23h30.
O governo federal organizou uma operação de acolhimento para receber os brasileiros e seus familiares palestinos que deixaram a Faixa de Gaza. Eles serão assistidos com apoio psicológico, cuidados médicos e imunização. Além disso, terão um período de descanso em Brasília, em alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB), antes de seguir para outras cidades brasileiras.
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) foi mobilizada para prover os cuidados de saúde necessários logo na chegada em Brasília. “A oferta, no momento da recepção, envolve cuidados psicológicos e clínicos, incluindo urgências e emergências que possam surgir. A equipe será formada por cinco profissionais da saúde: um médico, um enfermeiro e três psicólogos. Além disso, será disponibilizada uma ambulância do Samu/DF, tipo UTI móvel, com médico e enfermeiro, se houver necessidade de atendimento especializado em unidade da rede de saúde”, explicou a pasta, em resposta à Agência Brasil.