Os brasileiros que estavam esperando ajuda das autoridades para deixar a Faixa de Gaza chegaram à capital do Egito, Cairo, no fim da tarde de domingo (12/11). O grupo deve embarcar para o Brasil nesta segunda-feira (13/11), segundo o governo brasileiro. Eles conseguiram atravessar a fronteira neste domingo e seguiram para o Egito, informou o governo federal ainda no período da manhã. No início da noite deste domingo, eles chegaram ao hotel no Cairo, onde pernoitarão, informou o Itamaraty.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse — em entrevista coletiva em Brasília na tarde deste domingo — que os brasileiros estão em um comboio terrestre a caminho do Cairo, onde passarão a noite em um hotel. A viagem por ônibus dura cerca de 6 horas. Diplomatas brasileiros estão acompanhando o grupo. O voo da Força Aérea Brasileira de repatriação para o Brasil deverá decolar da capital egípcia na manhã de segunda-feira (13/11) às 11h50 da manhã no horário local (3h30 no horário de Brasília).
A chegada ao Brasil — após paradas técnicas na Itália, Espanha e Recife — está prevista para 23h30 de segunda-feira no horário de Brasília. Segundo nota do ministério das Relações Exteriores do Brasil nas redes sociais, divulgada às 5h42 da manhã deste domingo, o grupo de 32 brasileiros chegou ao Egito, onde foi recebido por uma equipe da embaixada brasileira no Cairo, responsável pela etapa final da repatriação. Ainda de acordo com o Itamaraty, duas pessoas desistiram de ir para o Egito e ficaram em Gaza.
O governo brasileiro disse que não daria informações detalhadas sobre os “motivos pessoais” das duas pessoas que desistiram, em respeito à sua privacidade. Vieira disse que uma delas era menor de idade e a outra seria a responsável adulta da menor — mãe ou avó. Ambas desistiram de deixar Gaza antes de cruzar a fronteira, segundo o ministro. O governo brasileiro divulgou vídeos e fotos do grupo de brasileiros que deixou Gaza. O presidente Lula parabenizou os órgãos brasileiros pela operação.
“Parabéns para o Itamaraty e a FAB pela dedicação e competência exemplares na Operação Voltando em Paz, que buscou e acolheu os brasileiros que vivem na região do conflito e desejavam retornar ao Brasil”, escreveu Lula. Com a saída do primeiro grupo de brasileiros da Faixa de Gaza neste domingo, ao todo 1.477 pessoas deixaram Israel, Cisjordânia e Faixa de Gaza pela Operação Voltando em Paz. A saída dos brasileiros era esperada para sábado, mas a fronteira fechou por problemas diplomáticos entre Egito e Israel, segundo uma fonte ouvida pela BBC News Brasil.