Araçatuba vai receber, na próxima segunda-feira (13), às 8h30, no Auditório UniToledo Wyden, uma palestra sobre o Protocolo “Não se Cale”. O evento será conduzido pela técnica da Proteção Social Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, Marcela Purini Belem.
Ela vai compartilhar informações sobre a lei estadual relacionada ao auxílio às mulheres vítimas de assédio e violência em estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, hotéis e casas noturnas.
O protocolo “Não se Cale” representa uma iniciativa fundamental para capacitar estabelecimentos e seus colaboradores a prestar auxílio adequado às vítimas de assédio, abuso, violência e importunação.
Ele oferece diretrizes claras e cursos que abrangem desde a segurança da vítima até o acionamento dos serviços públicos de saúde e segurança, garantindo um apoio completo para as vítimas.
RECONHECIMENTO AOS ESTABELECIMENTOS
Além disso, o protocolo prevê a concessão de um selo de reconhecimento aos estabelecimentos com base no nível de capacitação de suas equipes, incentivando a adesão e o aprimoramento contínuo.
O protocolo “Não se Cale” é fruto do diálogo e do empenho conjunto das Secretarias de Estado, órgãos públicos e sociedade civil, por meio do Grupo de Trabalho “Estabelecimento Amigo da Mulher”. Este grupo foi criado para regulamentar as Leis nº 17.621 e 17.635 e é coordenado pela Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo.
O evento é uma iniciativa promovida pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência da Mulher (CRM).
“É uma oportunidade imperdível para os estabelecimentos locais se atualizarem sobre as melhores práticas e regulamentações relacionadas ao auxílio às mulheres vítimas de violência, contribuindo assim para a construção de um ambiente mais seguro e acolhedor em Araçatuba”, destaca a secretária de Assistência Social de Araçatuba, Suzeli Denys de Oliveira.