A 4ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Araçatuba será no próximo domingo (3), a partir das 13h, na avenida Alcides Fagundes Chagas, próximo ao Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado. A organização do evento espera reunir 2 mil pessoas neste dia, com várias atrações. A principal é a drag queen nordestina Kaya Conky, revelação do pop/funk no Brasil que estourou com o hit “E aí, bebê”.
O tema da Parada deste ano é “Nosso amor não será revogado! Nenhum direito a menos”, em uma referência à tentativa de proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo no Brasil. O projeto de lei que estabelece a proibição foi aprovado na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados e segue em tramitação no Legislativo Federal.
“Reafirmamos nosso compromisso com a diversidade e a igualdade, lutando pelo respeito e valorização de todas as identidades de gênero e orientações sexuais. Defendemos a manutenção dos direitos sociais conquistados, incluindo o direito ao casamento igualitário, a adoção por casais homoafetivos, o acesso à saúde integral e o combate à discriminação em todas as esferas da sociedade”, afirma o presidente interino da Agendda (Associação Gênero, Diversidade, Direitos e Afetividade de Araçatuba), Gabriel Sena.
O evento é realizado pela Agendda e Associata (Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba), com o apoio do +Orgulho SP, Amigos da Arte, Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo, Festa Bacante, Atleticana e Farofa da Nandinha.
Esta será a segunda edição presencial da Parada de Araçatuba, que começou em formato on-line, em 2020, por causa da pandemia. No ano seguinte, a Parada também foi feita virtualmente e, em 2022, ganhou sua primeira edição presencial.
“Realizar mais uma Parada do Orgulho em nossa cidade nos enche de alegria e é de extrema importância, marcando nossa constante luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ e preenchendo as ruas e espaços públicos com as cores vibrantes da liberdade”, afirma Sena.
O presidente interno da Agendda afirma que a parada levanta vozes em favor do amor, da liberdade e da iguladade. “Unidos, seguiremos lutando por um futuro onde todos sejam respeitados e celebrados por
quem são. Exigimos políticas públicas inclusivas que promovam a educação e conscientização sobre a
diversidade, combatendo o preconceito e a violência contra a comunidade LGBTQIA+”, disse.
O evento terá como atrações DJs locais, performances de drag queens locais, Line-Up DJs e o show de Kaya Conky, Anada, Oenzo, G-Pop, Gui Carvalho, Luna, Nandinha, Rupin, IVY s (Boor e Cleiton) e Vivi.
Kaya Conky
A grande atração será Kaya Conky, revelação do pop/funk no Brasil, que ganhou notoriedade nacional com o hit “E aí, bebê”, música que esteve na posição 17 entre os virais do Brasil no Spotify e consolidou a cantora como um dos grandes nomes da cena LGBTQIA+.
Com lançamento de “Quebradinha” e “Marmita” em colaboração com Mulher Pepita, a cantora foi notícia nos maiores sites de música e entretenimento do país, se posicionando no mercado da música como uma das
Drag Queens mais importantes e relevantes no Brasil.