A empresa global de bioenergia, Raízen, anunciou a abertura das inscrições para um curso de formação de Operador de Produção de Etanol de Segunda Geração (E2G) na cidade de Valparaíso (SP). Em uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), a empresa oferece uma oportunidade única para aqueles que desejam se especializar no setor de bioenergia.
Os candidatos interessados devem se inscrever através do site oficial do processo seletivo, com opções para turmas em Valparaíso, nos períodos vespertino e noturno, e em Barra Bonita, no período noturno.
O processo seletivo será rigoroso, incluindo uma Prova de Múltipla Escolha programada para o dia 28 de outubro de 2023, que cobrirá temas como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Deste grupo, 80 dos mais bem avaliados serão convocados para uma entrevista, onde uma comissão técnica da Raízen selecionará os 40 melhores para integrar o curso.
Distribuídos em duas turmas, os estudantes terão aulas teóricas e práticas, sendo capacitados para atuarem como Operadores de Produção de Etanol de Segunda Geração. Ao término do curso, estarão aptos a se tornar colaboradores da Raízen, empresa que já demonstrou um histórico impressionante de contratação: na primeira turma, 84,62% dos alunos foram contratados.
O destaque do programa fica por conta dos depoimentos de ex-alunos como Emili Vitoria Ribeiro Ferreira e Lidiane Jacob da Silva Souza, ambas agora funcionárias da empresa e exímias operadoras de E2G. “Estar no primeiro curso do mundo de formação de profissionais de E2G foi uma experiência incrível. Foi repleta de aprendizagens e de conhecimentos, e me sinto grata por ter participado desse projeto fantástico, que me proporcionou uma excelente oportunidade para iniciar minha carreira profissional.”, afirma Emili.
A Raízen destaca-se por ser a única produtora de E2G em escala industrial no mundo, um biocombustível produzido a partir do bagaço da cana-de-açúcar. Além de seu potencial econômico, o E2G é visto como uma alternativa sustentável e benéfica para o meio ambiente, reforçando o compromisso da Raízen com a inovação e a sustentabilidade.